Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Educação (MEC) a universidades aponta que a jornada ampliada nas escolas públicas vêm crescendo, mas a oferta ainda é pequena no Norte e Nordeste em comparação ao restante do país. Dos 2 mil municípios que responderam ao estudo, 23,7% desenvolvem algum tipo de experiência que atinge 1,1 milhão de alunos.
As experiências estão mais presentes nas regiões Sudeste e Sul, onde 37% e 25% dos municípios respondentes apresentam a jornada escolar ampliada. Já na Região Norte, apenas 3% têm atividades no contraturno. Em média, nessas escolas, a jornada passa de quatro para sete horas diárias, chegando a oito em algumas cidades.
O estudo aponta que a maioria das experiências foram implantadas recentemente pelos municípios. Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, as principais dificuldades dos municípios para implantar a educação integral são orçamentárias e de infraestrutura.
Fonte: Agência O Globo