Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Epidemia de gripe leva São Paulo a reservar leitos e contratar médicos

O aumento brusco de atendimentos e internações por sintomas respiratórios e síndrome gripal fez a Prefeitura de São Paulo reservar leitos para pacientes com esses quadros no Hospital Municipal da Brasilândia, na zona norte da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 258 dos 406 leitos do hospital, ou seja, 63,5%, serão apenas para casos de pacientes com Sagrs (Síndromes Respiratórias Agudas Graves). Os demais continuam reservados para tratamento de Covid-19.

Do total para pessoas com sintomas gripais, serão 158 leitos de enfermaria e 100 de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

A cidade de São Paulo voltou a registrar aumento nas internações por Covid-19 e síndromes respiratórias. Em sete dias, foram computadas 1.170 hospitalizações, um crescimento de 47% em relação aos sete dias anteriores, com 793 novos pacientes.

Os números foram analisados pelo Observatório Covid-19 Br com base em dados do censo hospitalar organizado pela Fundação Seade, que compila registros de internações fornecidos pelos hospitais diariamente.

Para Roberto Kraenkel, professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e integrante do Observatório, essa subida se explica pela presença de um novo agente infeccioso, que pode ser a variante ômicron do coronavírus ou o vírus influenza H3N2, que tem provocado epidemia de gripe em vários estados brasileiros.

Fonte: Folha de S.Paulo