Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Encontro marcou o Dia Nacional Contra Abuso Sexual de Crianças e Jovens em Trindade

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Trindade realizou na manhã dessa quinta-feira (18) um importante encontro na Praça da Igreja Matriz, em comemoração ao Dia Nacional Contra Abuso Sexual de Crianças e Jovens. Participaram representantes do Ministério Público, Judiciário, delegados, diretores de escolas, estudantes, professores, Conselho Tutelar e sociedade civil organizada.

O objetivo do evento foi promover um momento de informação aos estudantes sobre seus direitos e deveres, mostrando como devem agir caso sejam vítimas de abuso sexual. Os alunos também tiveram acesso a palestra, gincana, faixas e apresentações.

Promotor de Justiça de Trindade, Hudson Colodeti explicou como surgiu o movimento. “Ocorreu no dia 18 de maio de 1973, quando a Araceli Crespo, de 8 anos, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em Vitória (ES). Os agressores nunca foram punidos, o que deixa todos nós em alerta para que casos como este não fique impune”, lembrou.

O juiz de direito da comarca de Trindade, Paulo Cassaro, falou da importância das denúncias para a investigação de casos de abuso. “É muito importante que casos como o da Aracélia não aconteçam mais, e é importante mostrar as crianças e adolescentes de Trindade o conhecimento do que passou para que eles conheçam seus direitos. A participação dos pais, dos educadores são valiosas na educação, pois são eles que tem mais contato com essas crianças.  Casos ocorrem diariamente, de estupros, abusos contra crianças e adolescentes e todos precisam ser denunciados para que sejam tomadas as devidas providências”, disse.

Da redação do Blog Alvinho Patriota