Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Empresário Eike Batista é solto no Rio de Janeiro e vai para prisão domiciliar

eikeO empresário Eike Batista foi solto na manhã deste domingo do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio.

Eike batista estava preso preventivamente desde o dia 30 de janeiro e vai cumprir prisão domiciliar.

Na sexta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes mandou soltar o empresário. O ministro considerou que teria havido constrangimento ilegal na prisão.

De acordo com a decisão, os fatos atribuídos ao empresário teriam ocorrido entre 2010 e 2011, distantes da data em que foi decretada a prisão preventiva.

No sábado, em cumprimento à decisão de Gilmar Mendes, a Justiça Federal determinou que Eike Batista deixasse a prisão. O empresário vai ficar preso em casa, mas foram impostas nove medidas cautelares.

Entre elas, Eike deve cumprir recolhimento domiciliar integral, poderá receber visitas da Polícia Federal sem aviso prévio e a defesa deverá manter registro de todas as pessoas que entrarem no imóvel. Também foi determinado o levantamento permanente dos sigilo telefônico do empresário.

Eike batista foi preso na Operação eficiência, um desdobramento da Lava Jato. O empresário é réu na Justiça Federal do Rio por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo as investigações, EIke teria repassado mais de  US$16 milhões em propina ao então governador do Rio, Sérgio Cabral, em troca de beneficios para as empresas do grupo “X”.

O empresário também é acusado de pagar propina no valor de R$ 1 milhão ao ex-governador por meio de contrato fraudulento com o escritório de advocacia da mulher de cabral, Adriana Ancelmo.

Fonte: Agência Brasil