Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Empresa começa a qualificar mão de obra em Salgueiro, com foco em logística

cg

Maurílio Carvalho à esquerda e Guilherme à direita

Qualificar mão de obra da população local para as obras estruturadoras que estão em andamento ou em processo de implantação em Salgueiro. Este é um dos objetivos principais da empresa C&G Consultoria – Recrutamento – Seleção, que está localizada na Rua Inácio de Sá, bairro Santo Antônio, em Salgueiro, atendendo em horário comercial.

Criada em dezembro de 2010 pelo jovem empreendedor salgueirense Maurílio Carvalho de Gusmão Júnior em sociedade com Luciana Maria Amorim de Gusmão, e participação de Guilherme Magalhães Amorim, a C&G começou suas atividades prestando consultoria, recrutamento e seleção para empresas de toda a região, mas logo percebeu que a cidade de Salgueiro precisava de um serviço importante: a qualificação de mão de obra profissional.

– Com o advento dessas obras que estão acontecendo em Salgueiro e com a Plataforma Logística Multimodal para a região, especificamente para a cidade de Salgueiro, a gente como uma empresa de recrutamento e seleção começou a perceber a desqualificação da população com relação a cursos profissionalizantes para essas áreas – conta Maurílio, que é graduado em Logística pela Fatec de Curitiba, bacharelando pela Universidade de Pernambuco (UPE) e pós-graduando pela Uninter do Paraná.

Segundo Carvalho, por conta desse déficit de qualificação a empresa iniciou o processo para implantação do seu primeiro curso de qualificação, o de “Rotinas Administrativas”, com início previsto para o próximo dia 11 de junho. O curso tem 40 pessoas inscritas, com 30 confirmadas. As aulas vão acontecer na Unopar, antiga Eadcon, em frente à Catedral de Santo Antônio. “Posteriormente nós vamos começar a trabalhar também cursos voltados 100% à área de logística, à área administrativa, à área de vendas e à área de recepção”, afirma, destacando que o curso de “Rotinas Administrativas” tem 400 horas/aula, com duração de seis meses.

Os outros cursos que estão sendo preparados pela C&G, devem começar nos meses de agosto e setembro. A empresa já está formando turmas para capacitação em “Auxiliar Administrativo”, “Recepcionista”, “Auxiliar de Logística” e “Técnico de Vendas”. As turmas somente serão efetivadas se alcançarem o número mínimo de 30 inscritos. Outras novidades da empresa são os cursos de Matemática Financeira e Gestão em Logística. “Em agosto e setembro agora, já está confirmado, nós vamos começar um curso de Matemática Financeira com uso da calculadora HP 12C. Posterior a isso, se a gente conseguir formar turmas, nós vamos aplicar o curso de Gestão em Logística”, enfatiza Maurílio.

Consultor Logístico da C&G, Guilherme Magalhães Amorim carrega na bagagem diversos certificados de qualificação profissional. Jovem natural de Recife, que escolheu Salgueiro para morar e investir seu conhecimento, é Bacharel em Administração pela Faculdade de Olinda (FOCCA), Pós Graduado em Logística pela Faculdade Integrada de Recife (FIR), especializado em Logística e Distribuição pelo Senac, e em Logística e Transportes Internacionais pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). Na opinião de Guilherme a população tem que se preparar para os empregos que serão gerados pela Plataforma Logística Multimodal, prestes a ser implantada em Salgueiro.

“A população de Salgueiro tem que estar de olhos abertos para os novos empreendimentos, como a Plataforma Multimodal e Transnordestina, que são obras logísticas muito importantes e os salgueirenses têm que brigar para que os empregos fiquem aqui”, assinala Guilherme, revelando que a C&G está buscando parceria com o poder público municipal para viabilizar a realização de cursos qualificativos com parcelas mais amenas, destinados à população de baixa renda. “Estamos iniciando as conversas com o poder municipal e esses são planos futuros, para que possamos ampliar nossas dimensões na parte de instrução dos cursos”, completou.

Maurílio Carvalho e Luciana Amorim são exemplos a ser seguidos por muitos outros profissionais de Salgueiro. Os dois saíram da cidade por um tempo, buscaram a qualificação profissional necessária nos grandes centros urbanos, mas retornaram para a cidade natal visando contribuir com o crescimento de sua terra. Já Guilherme Magalhães é de Recife, casou-se com uma salgueirense e decidiu despejar na cidade de Salgueiro todo seu profundo conhecimento em logística. Chegou no momento oportuno. Pessoas assim merecem destaque especial e reconhecimento de toda a população.

Por Chico Gomes