Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Economia brasileira deve ter o pior desempenho em 25 anos em 2015, prevê HSBC

A recessão esperada para o Brasil será a mais forte em um quarto de século, segundo previsão do banco britânico HSBC. A instituição prevê contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,2% em 2015. “Se nossa previsão se confirmar, será o pior desempenho para a economia brasileira em 25 anos”, aponta relatório sobre as perspectivas da economia global no segundo trimestre. Em 1990, ano do governo Collor, houve contração de 4,35% do PIB. O pessimismo é explicado pelo investimento “excepcionalmente fraco” em meio à falta de confiança empresarial e problemas dos setores de petróleo e gás e construção. Outro fator negativo é a contenção do consumo pela piora do mercado de trabalho e redução da renda disponível.

Entre os 46 países e regiões econômicas com previsões no relatório, apenas três países devem amargar recessão em 2015: Brasil, Argentina (-2%) e Rússia (-3,5%). Nenhuma economia desenvolvida deve registrar contração. Para 2016, o banco espera que o PIB brasileiro deve se recuperar com crescimento de 2,3%.

“As expectativas para a economia brasileira continuam a deteriorar-se. Dois fatores ajudam a explicar o fraco desempenho da economia: investimento excepcionalmente fraco e contenção do consumo”, diz o estudo divulgado na manhã desta sexta-feira, na capital britânica. O trecho do documento dedicado ao Brasil é assinado pelo economista-chefe do HSBC em São Paulo, Constantin Jancsó.

Fonte: VEJA