Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Dilma deve dizer na ONU que é vítima de golpe

A presidente Dilma Rousseff decidiu usar o discurso que vai fazer na ONU, sexta-feira (22), para dizer que é vítima de um golpe. Essa iniciativa provocou protestos de políticos da oposição e críticas de ministros do Supremo Tribunal Federal.

A viagem chegou a ser descartada, mas, já em cima da hora, o Planalto confirmou: a presidente Dilma Rousseff vai sim para Nova York. Viajou nesta quinta-feira (21) de manhã e volta no sábado (23).

Na sexta-feira (22), ela participa de uma cerimônia na sede da ONU: é a assinatura do acordo elaborado em 2015, em Paris, sobre mudança do clima.

Dilma terá entre três e cinco minutos para discursar e pretende aproveitar para dizer que é vítima de um golpe, como vem rotulando o processo de impeachment contra ela.

Dois deputados da oposição viajaram para Nova York ainda nesta quarta-feira (20) para acompanhar a cerimônia: José Carlos Aleluia, do DEM da Bahia, e Luiz Lauro Filho, do PSB de São Paulo. Foram indicados pela Câmara para atuar como observadores e para reagir ao discurso do golpe.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado já está nos Estados Unidos. Aloysio Nunes explicou que é um ato internacional importante e que será nocivo ao país se a presidente Dilma se aproveitar desse momento para fazer campanha em causa própria.

Fonte: Jornal Nacional