Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Descarrilamento de trem deixa quatro mortos na Espanha

Dois espanhóis, um português e um americano morreram, e 47 pessoas ficaram feridas – entre elas dois brasileiros – quando um trem que viajava entre Vigo (noroeste da Espanha) e Porto (Portugal) descarrilou nesta sexta-feira (9) a poucos quilômetros do ponto de partida – anunciaram as autoridades da região da Galícia.

Entre as vítimas fatais estão o maquinista, de nacionalidade portuguesa, que morreu no local; o responsável pela composição; e um jovem, natural de Vigo, de 23 anos, que não resistiu aos ferimentos, informou uma fonte de Saúde.

Os 47 feridos foram levados para hospitais da região. Pelo menos 14 continuam internados, um deles na UTI. Além dos brasileiros, também estão entre os feridos espanhóis, americanos, portugueses, argentinos, uruguaios, um chileno, um alemão e um britânico, de acordo com um porta-voz do Executivo regional.

O acidente aconteceu por volta das 9h25 locais (4h25 de Brasília), quando o trem entrava na estação de Porriño, ao sul de Vigo, perto da fronteira com Portugal, explicou a companhia ferroviária espanhola, Renfe, que oferecia o serviço junto com a portuguesa Comboios de Portugal (CP). A viagem havia começado às 9h02.

O vagão frontal, que virou completamente, colidiu-se contra uma torre de energia. Os outros dois vagões pareciam intactos. Ao anoitecer, dezenas de operários continuavam trabalhando no trem. Um vídeo exibido por um canal de TV regional mostra o primeiro vagão muito danificado.

De acordo com uma porta-voz da Renfe, 65 pessoas viajavam no trem. A empresa portuguesa citou 69.

Fonte: AFP