Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Deputado Gonzaga Patriota faz requerimento contendo reivindicações de famílias do Assentamento Virgulino, em Serra Talhada

gonzagapatriotaO Coordenador da Bancada do Nordeste na Câmara dos Deputados, Gonzaga Patriota (PSB), elaborou Requerimento nesta terça-feira (28) solicitando ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), o envio de Indicação ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e INCRA, contendo reivindicações dos moradores do Assentamento Virgulino Ferreira, em Serrinha, município de Serra Talhada. Entre os pedidos estão titularização de terras, construção de 200 residências, instalação de energia trifásica, instalação de água tratada e melhoria das estradas do assentamento.

Segundo o Requerimento feito pelo deputado federal Gonzaga Patriota, as 300 famílias do assentamento, pertencentes ao MST, ocuparam há mais de 15 anos a área localizada às margens da Barragem de Serrinha, na época de propriedade do DNOCS. “O DNOCS para se ver livre desses trabalhadores, doou essas terras ao INCRA que, ‘assumiu’ pelo processo de reforma agrária, o compromisso de assentar todas essas 300 famílias”, afirma o deputado. Inicialmente, continua Gonzaga, o INCRA cumpriu parcialmente os compromissos assumidos, construindo aproximadamente 100 residências para as famílias, mas não concluiu os serviços.

– Só que passados seis anos desse primeiro fomento, o INCRA não mais acenou com quaisquer recursos para essas trezentas famílias, as quais, sem os títulos das terras, sem as moradias, sem a infra-estrutura exigida pelo processo de reforma agrária, não podem ficar sem receber o fomento de operações – aponta Patriota. No documento enviado para o presidente da Câmara dos Deputados o socialista expõe todos os problemas enfrentados atualmente pelos moradores do assentamento.

Para concluir Patritoa enumera as reivindicações dos moradores. Retorno do Fomento das 300 famílias; Titularização das Terras; Construção das 200 casas restantes; Instalação da energia trifásica nas casas já construídas; Instalação de água tratada nas casas construídas; Patrolar e cascalhar as estradas de acesso ao assentamento; Infra-estruturar 300 acres de 02 hectares para cada colono irrigar e Construir uma Passagem Molhada, tipo Ponte, com 600 metros de comprimento e três metros de largura, sobre colunas de 03 (três) metros de altura, ao longo do sangradouro da Barragem de Serrilha, para dá acesso aos assentados das duas margens da mencionada barragem.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes