Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Denúncias de pedofilia poderão ser feitas pela internet

Uma iniciativa que faz parte do Projeto Anjos na Rede vai disponibilizar a partir de quinta-feira (12) na internet um formulário para denúncias de crimes de pedofilia e outros que violam direitos humanos.O projeto é fruto de uma parceria entre a Polícia Federal, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) e a ONG SAFERNET.

Segundo a PF, a ideia surgiu em 2008, durante o III Congresso Mundial de Enfrentamento de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no qual a PF, a SEDH e a SAFERNET assinaram um Termo de Cooperação que visava à criação da Central de Denúncias de Crimes Violadores dos Direitos Humanos, na internet.

A partir do formulário disponibilizado no site da PF, qualquer pessoa poderá denunciar sites que divulguem pornografia infantil, crimes de ódio, de genocídio, dentre outros.

Para a polícia, a rapidez no recebimento das denúncias permitirá acelerar os procedimentos de identificação da autoria e preservação dos indícios dos crimes, contribuindo de forma significativa para a redução do tempo entre a ocorrência do delito e a responsabilização criminal do suspeito.

A adoção dessa importante ferramenta de combate a Crimes Violadores dos Direitos Humanos, por meio da internet, reforça o compromisso da Polícia Federal e do Brasil para proteção integral de crianças e adolescentes, prevista na Convenção sobre os Direitos da Criança e na Constituição Federal.

Fonte: +AB