Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Demanda cresce por cursos de Enfermagem e Direito na cidade de Salgueiro

Vereador faz pedidos a Gonzaga Patriota

Ponte da REFESA - Santa Margarida/Prado

Ponte da REFESA - Santa Margarida/Prado

É compreensível que a população de Salgueiro aumente, à cada dia, as expectativas relativas a empreendimentos de grande porte instalados no município, principalmente no que possa incidir diretamente na geração de empregos e oportunidades de formação.

A construção do Centro de Abastecimento Alimentar – Ceasa, do Instituto de Medicina Integral – Imip e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco – Cefet trouxeram até reflexos imediatos na geração de empregos temporários e na (super)valorização do mercado imobiliário.

O andamento das obras de integração das águas do Rio São Francisco e a implantação do serviço de esgotamento sanitário são alguns dos fatores contribuintes para esse aquecimento econômico momentâneo, pelo menos no que diz respeito à construção civil.

Para concretizar tais empreitadas, profissionais com maiores exigências de qualificações foram “importados” de outros estados e até de outras regiões do país, pela falta de oferta dentro do nosso município.

O próprio funcionamento do Imip, somado ao das redes hospitalares pública e particular da cidade exigirão a contratação de profissionais com formação na área de saúde. É o caso de nos perguntarmos se essa mão de obra de nível superior não poderia ser capacitada dentro do próprio município. Sobre o assunto, o vereador Alvinho Patriota recentemente entrou em contato com o Deputado Federal Gonzaga Patriota solicitando o curso de enfermagem, em Salgueiro, como extensão da Universidade de Pernambuco – UPE ou da Universidade Federal do Estado de Pernambuco – UFPE.

Aproveitando a carona nesse “boom” de investimentos, Salgueiro poderia voltar-se mais para uma parcela de jovens concluintes do ensino médio que sonha em profissionalizar-se, sem ter que deslocar-se para outros centros de maior estrutura. Sonhando mais ainda, poderia ter sua prestação de serviço utilizada na própria comunidade.

Nesse sentido, além do curso de enfermagem, o vereador indicou ao deputado do PSB, a abertura de um curso de direito, igualmente como extensão da UPE ou UFPE. É sabido do sacrifício dos nossos estudantes que enfrentam diariamente as estradas do Crato-CE, Belém do São Francisco-PE e Serra Talhada-PE. Sem falar nos que transferem domicílio para a Capital Recife.

Em seu contato com Gonzaga Patriota, outros empreendimentos foram reforçados pelo vereador:

  1. Corpo de Bombeiro;
  2. Juizado Pequenas Causas;
  3. uma unidade do sistema S (SESI, SENAI, SENAC, SEBRAE);
  4. Verba orçamentária para construção de passarela na ponte da REFESA, interligando os bairros Santa Margaria/Prado, encurtando a distância de cerca de 5 Km para 500m.

9 comentários sobre “Demanda cresce por cursos de Enfermagem e Direito na cidade de Salgueiro

  1. Luanda

    Adoraria que abrisse o curso de direito pela UPE aqui em Salgueiro,pois eu moro em Parnamirim e não gostaria de morar em outra cidade mais distante. Espero que o governador decida abrir o campus da UPE incluindo o curso de direito.

  2. Amilton

    Acho até desnecessário comentar os benefícios que esses cursos superiores traria a nossa cidade. O que é que falta para que isto se realize? Sobre a passarela unindo os bairros Santa Margarida e Prado, acredito que seria melhor urbanizar o trecho. O local deixava de ser ermo e melhorava a segurança dos transeuntes, permitindo também o transito de veículos.

  3. luana lopes

    nossa!fico feliz em saber que ja esta sendo avaliada a possibilidade do curso de direito em Salgueiro, moro em belmonte, e n to afim de sair daqui, portanto seria maravilhoso se houvesse o curso ai, pq assim eu poderia vir todos os dias pra aqui!bjos adorei seu blog!

  4. Victória Regina de Alencar Carvalho.

    Caro Alvinho,fico muito feliz pela meta a qual você está lutando,um curso que muitos jovens sonham em fazer perto de sua família sem precisar correr riscos para realizarem seu sonho;eu sou um desses jovens que este ano terminou o Ensino Médio na Escola de Referêcia em Ensino Médio de Salgueiro e pela falta do curso na cidade sou obrigada a tentar vestibular em outros estados,espero que a demanda do curso na cidade de Salgueiro esteja bem próxima a se realizar!!! Obrigada!!!

  5. MARY GONZAGA

    Os pilares da “boa vida futura” estão concentrados em Educação e Saúde. Da boa Educação adveem os bons hábitos – as pessoas com bons hábitos não causam transtorno ao Estado -. As pessoas com EDUCAÇÃO têm SAÚDE porque se cuidam, se preservam e conhecem seus DIREITOS.
    O Estado, quando faz sua parte trazendo EDUCAÇÃO E SAÚDE, engrandece a Nação.
    Que seja uma realidade a extensão dos cursos de Direito e Enfermagem na cidade de Salgueiro!
    Parabéns para o vereador Alvinho, que se empenha a favor disso!

  6. MARY GONZAGA

    Peço, que se possível, divulguem andamento da obra do IF Sertão (CEFET), bem como previsão funcionamento aí em Salgueiro.

    Obrigada,

  7. Carlos

    ”Amigo ALVINHO….NOSSA CIDADE NAO ESTÁ DANDO OPORTUNIDADE NEM PARA OS PROFISSIONAIS JÁ GRADUADOS, IMAGINE…”

    —————–

    não acredito que li isso. Tem Gente que não tem noção de como é importante para a cidade com a vinda dos cursos de Direito e Enfermagem.

  8. arnaldo alencar

    uma unidade do SAMU,séria muito bom,pois temos uma situação geografica que com suas rodovias federais atendem plenamente a algun critério,que não sei qual do ministério da saúde,mais iria ajudar a salvar muitas vidas.