Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Curso da Codevasf capacita moradores de sete municípios do Sertão pernambucano para a produção de hidromel

Um curso realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), através do Projeto Amanhã, capacitou moradores de sete municípios do Sertão pernambucano para produção de hidromel, considerada a bebida mais antiga do mundo. A capacitação preparou os participantes para ingressar no mercado da apicultura. Ao todo, participaram 17 alunos de Parnamirim, São José do Belmonte, Mirandiba, Ouricuri, Serra Talhada, Petrolina e Pesqueira.

Realizado no município de Parnamirim, o curso, concluído na última sexta-feira, 10, buscou incentivar os estudantes a ampliar o leque de produtos que podem ser desenvolvidos a partir do mel, agregando valor comercial. As aulas, que totalizaram carga horária de 50 horas, foram ministradas pelos engenheiros agrônomos Erison Martins e Tayná Helen e o zootecnista Marcelo Lopes.

Ao longo da capacitação, os participantes tiveram oportunidade de debater temas atuais sobre a prática da apicultura e o que existe de mais novo a respeito do manejo de abelhas, como a diferença entre produto orgânico e comum e os processos para exportação do mel. Ainda foram apresentadas técnicas para aumento da produtividade das colmeias.

Inicialmente os estudantes tiveram dois dias de aulas teóricas sobre como produzir um mel de qualidade e em seguida partiram para a prática, fazendo o hidromel, que possui valor maior que o próprio mel.

Da redação do Blog Alvinho Patriota