Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Cortejo de Brincantes em Olinda faz a abertura do Carnaval de Pernambuco

O Carnaval de Pernambuco 2024 começa oficialmente nesta quinta-feira (8), em Olinda, com o Cortejo Brincantes de Pernambuco, iniciativa realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A concentração será às 17h, no Alto da Sé, em frente ao Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE), e a saída às 18h. Desta vez, o cortejo contará com participações especiais como a do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, e o Clube de Bonecos Zé Pereira e Vitalina, Patrimônio Imaterial de Pernambuco, diretamente de Belém de São Francisco.

O objetivo do Cortejo Brincantes é promover um intercâmbio entre as mais diversas manifestações culturais carnavalescas de todo o Estado, além de possibilitar que turistas e a população em geral possam vivenciar uma imersão nas variadas manifestações da cultura carnavalesca pernambucana. Em Olinda, o percurso sai do Alto da Sé, em frente ao Maspe, e encerra na Praça do Carmo. No encerramento, haverá o encontro do Cortejo Brincantes de Pernambuco com o Cortejo Brincantes de Olinda, este último promovido pela prefeitura com grupos olindenses.

Também participam do cortejo o Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro de Aliança, o Afoxé Alafin Oyó e a Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena (Orquestra Capa Bode), que são Patrimônios Vivos de Pernambuco. Outros grupos que integram o cortejo são o Caboclinho Canidé do Recife, Papangus de Bezerros, Clube Carnavalesco Vassourinhas de Olinda, Bloco Carnavalesco e Cultural Caiporas de Pesqueira, Maracatu Nação Pernambuco e o Boi Diamante.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destaca o Cortejo Brincantes de Pernambuco como uma contribuição importante do Governo do Estado no ciclo carnavalesco. “Incentivar os grupos de cultura popular do Estado é nosso papel enquanto gestores públicos. Cada um desses brincantes é responsável por carregar nossos símbolos mais marcantes: a diversidade cultural e o respeito às tradições”, ressalta a gestora.