Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Consultas e exames dos planos de saúde com hora marcada serão suspensas hoje

saudeHoje é o dia D da mobilização dos médicos e dentistas dos planos de saúde. Os profissionais suspendem as consultas e os exames com hora marcada e só voltam os atendimentos eletivos amanhã. A paralisação é um alerta à população para os baixos honorários pagos pelas operadoras do setor e a possibilidade de descredenciamento em massa. Para não perder tempo, antes de sair de casa para ir ao médico o paciente deverá ligar para os consultórios e confirmar a consulta. As emergências e urgências serão mantidas, o que poderá superlotar os hospitais da rede privada, ambulatórios e unidades da rede pública de saúde.

A mobilização é nacional e está sendo liderada pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para forçar as operadoras a atualizarem os honorários com base na tabela da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos). Em Pernambuco, 12 mil médicos das várias especialidades são conveniados aos planos de saúde,prestando assistência à 1,283 milhão de usuários. A paralisação atinge os pacientes das empresas de medicina de grupo, seguradoras, empresas de auto-gestão e cooperativas médicas.

As empresas de medicina de grupo – que absorvem 500 mil usuários de 14 operadoras no estado – reforçaram o quadro de profissionais nos ambulatórios de rede própria para atender os seus clientes. Segundo Flávio Wanderley, presidente regional de Associação Brasileira das Empresas de Medicina de Grupo (Abramge), o médico-triador vai atender os pacientes para identificar os casos de urgência/emergência nessas unidades. A expectativa do setor é que aumentem os atendimentos nos hospitais das redes privada e pública de saúde, em especial na pediatria.

Fonte: Diario de Pernambuco