Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Compesa é multada em mais de R$ 372 mil por crime ambiental e irregularidades na estação de tratamento de esgoto em Petrolina

Acusada de crime ambiental e de irregularidades na estação de tratamento de esgoto no bairro João de Deus, a Compesa foi multada em R$ 372.111,15 pela Agência Reguladora do Município de Petrolina (ARMUP) essa semana.

De acordo com o blog de Carlos Britto, a equipe da agência fez inspeção na estação de tratamento e identificou falhas operacionais, demonstrando situação de descaso e abandono no local. Também foi constatado transbordo de esgoto bruto, sendo despejado no Riacho Porteiras sem tratamento completo, o que configura crime ambiental.

Ademais a ARMUP se deparou com a estação tomada por mato e sem cerca perimetrais de proteção adequadas, deixando o acesso desimpedido ao local, com riscos às instalações e ao ambiente. O órgão considera que essas irregularidades demandam intervenção urgente para assegurar o pleno funcionamento e eficácia do sistema de esgoto, bem como falta de respeito e sustentabilidade do meio ambiente.

Após receber o auto de infração grave, a Compesa tem prazo de cinco dias improrrogáveis para oferecer resposta, sob pena de revelia. O caso também foi encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Da redação do Blog Alvinho Patriota