Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Comitê americano cobra apuração da morte de jornalista em PE

4758adb451fcde1963eb15db9cd22ffdO Comitê de Proteção dos Jornalistas (CPJ), de Nova York, pediu nessa segunda-feira (11) que autoridades brasileiras investiguem com rigor a morte do jornalista Luciano Leitão Pedrosa, ocorrida no sábado em Vitória de Santo Antão, no interior de Pernambuco. “Pedimos que as autoridades conduzam uma completa investigação e considerem seu jornalismo como um possível motivo”, afirmou em nota o coordenador de América Latina do CPJ, Carlos Lauria.

Pedrosa, de 46 anos, vinha denunciando a ligação de autoridades locais com quadrilhas da região em seus programas na TV Vitória e em uma rádio FM. Ele levou quatro tiros quando jantava em um restaurante da cidade e o pistoleiro fugiu de moto, com um companheiro, sem ser identificado. “Cabe às autoridades”, prosseguiu Lauria, “assegurar que os autores desse crime sejam levados à Justiça e garantir que jornalistas críticos possam trabalhar sem que suas vidas corram risco.”

É a segunda vez, em 20 dias, que um jornalista é atacado a tiros no Brasil, e a terceira vez, em três dias, que entidades internacionais questionam autoridades brasileiras sobre a falta de garantias para os jornalistas no exercício de seu trabalho.

No dia 23 de março, o blogueiro carioca Ricardo Gama levou dois tiros no rosto e um no tórax quando passeava em Copacabana. Levado ao hospital Copa d’Or, foi submetido a exames e cirurgias. Gama tem criticado a polícia, em seus comentários na internet. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.