Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Comentando comentário

 Juliana Sobral – Vereador, procurei aqui no seu blog um link para poder falar diretamente com o senhor mas não encontrei,não quero comentár a matéria postada ai em cima, mas sim saber porque essa oposição tão ferrenha ao novo governo, será dispeita por não ter conseguindo no seu novo partido a indicação para a disputa majoritária, posso esta enganadar mas quando estive aí em Salgueiro na posse ouvir o senhor falar que iria apoiar os projetos que fossem bom para a população, mas não é bem isso que está acontecendo, pois veja bem: o primeiro projeto que o novo prefeito mando, vc juno com Paulo Afonso,Antônio Pires votaram contra a criação de novas secrétararias e ainda queriam diminuír a quantidade de trabalhadores, e querer votar a portas fechadas é demais e agora nobre vereador, apoiar o protesto dos comérciantes é demais, será que os senhores querem mais mortes uma não foi o bastante? Não está na hora de descer do palanque? para o bem da nossa amada cidade vamos fazer uma oposição limpa. (comentário feito à matéria “Denúncia”)

Juliana, meus agradecimentos em participar do blog:

  1. Não fiz nenhuma oposição ferrenha ao novo governo;
  2. As razões do voto contrário ao projeto da nova estrutura de cargos comissionados estão na nota a seguir, publicada à época;
  3. Vou continuar como sempre me portei nos três mandatos de Creusa Pereira e no de Paulo Afonso, agindo com independência;
  4. De fato falei na posse que ia apoiar os projetos que fossem bons para Salgueiro e assim estou agindo. Até o momento, cerca de 10 enviados à Câmara, receberam os meus votos favoráveis;
  5. Não possuo rancor por nada, muito menos pela decisão da maioria dos filiados com direito a voto. A prova disso é que continuei firme durante toda campanha, sem fazer qualquer pronunciamento contrário ao então candidato do PSB que saiu vitorioso, não tendo sequer levantado uma palha para que meus sobrinhos e outros deixassem de acompanhá-lo, uma vez que a maioria do PT estava na Frente Popular. Não fiquei em cima do muro, fiz minha campanha defendendo propostas pautadas em trabalho que foram entendidas pelos meus eleitores, para tristeza daqueles que queriam ver minha derrota;
  6. Votar a portas fechadas, devo esclarecer que não sou mais presidente da Casa Epitácio Alencar, mesmo assim, na reunião que aconteceu sob os meus protestos sobre a “pressa”, já que tínhamos bastante prazo, solicitei a abertura da porta principal que de fato estava fechada;
  7. Sobre a proibição de consumo de bebidas alcoólicas, acho que não foi acompanhado o meu posicionamento. Peço ler o Ofício n. 020/2009, enviado ao senhor prefeito e postado neste blog;
  8. De uma coisa tenho certeza, posso até estar errando querendo acertar, mas, não me omitindo para agradar as pessoas.

NOTA DO VEREADOR ALVINHO PATRIOTA

Na última terça feira, 06 de janeiro, fui convocado para duas reuniões extraordinárias da Câmara Municipal de Vereadores, para discussão do Projeto de Lei 001/2009, do Poder Executivo, com a seguinte ementa:

Dispõe sobre a organização e estrutura do Poder Executivo do Município de Salgueiro/PE, fixa princípios e diretrizes de gestão e dá outras providências.

No dia seguinte, depois de ler cuidadosamente o projeto, verifiquei a necessidade de algumas adaptações, o que fora feito através de emenda (ver abaixo), a qual foi derrotada hoje em plenário.

Por conseguinte, houve aprovação do projeto por 7 votos contra 3 (estes dos Vereadores Paulo Afonso, Antônio Pires e Alvinho Patriota).

Justifico o voto contrário ao projeto: Caso a emenda tivesse sido acatada, obviamente o meu voto teria sido favorável.

A estrutura atual da Prefeitura de Salgueiro, se não é das melhores, mas foi através da mesma que a ex-prefeita Cleusa Pereira desempenhou um governo de 08 anos aprovado por todos os institutos e pela população.

Sou a favor de uma nova estrutura, mais moderna e dentro das realidades atuais, inclusive como fora proposta, todavia não posso ficar calado diante de um aumento de 100% do número de comissionados (atualmente são cerca de 70/80 – essa informação estou aguardando do prefeito – que passou para 150 cargos.

Ora, os cargos de provimento em comissão destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento. Porém, pelo projeto, somente auxiliar de gabinete e coordenador de programa, o prefeito criou 79 cargos, para ingresso no serviço público e sem concurso.

Outro ponto da emenda, é que o prefeito não disse no projeto onde gastar, de onde tirar o dinheiro para as novas secretarias criadas, ficando com carta branca para fazer o que bem lhe convenha.

AS EMENDAS:

  1. Ampliação das atribuições do Controlador Interno aos cargos comissionados, vez que no projeto não lhe fora dada essa condição;
  2. Atribuir o dever de se dar retorno às queixas dos cidadãos;
  3. Instituir, também, uma Coordenadoria do Idoso, já que foram criadas duas, uma da Mulher e outra da Juventude;
  4. Redução de 150 para 96 cargos comissionados.

6 comentários sobre “Comentando comentário

  1. Kell Carvalho

    Sra Juliana, a sra não conhece Alvinho nem de palanque, pois se o conhecesse não o atacaria tanto. A Câmara Municipal de Salgueiro conta com 10 vereadores(em breve 15), a Sra mesma deixa claro que não votou nele,em um dos outros 9 a senhora deve ter votado!Será que a sra. está fiscalizando da mesma maneira o seu vereador?!? E os outros 8??? Sinceramente não entendo o porquê tantas cobranças em relação ao vereador Alvinho, por que ele a incomoda tanto? Será porque ele é um dos poucos do país que presta contas do que faz e joga limpo?? (Esta é uma parte da reportágem exibida pelo JC _”Sob o sol do Sertão pernambucano, uma Câmara de Vereadores espera ansiosamente pela visita do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “A melhor coisa que poderia acontecer seria uma auditoria das nossas despesas”, garante o presidente da Casa, Alvinho Patriota (PT). Advogado, contador e empresário, o presidente da Casa, Alvinho Patriota, revela que uma “simples” ordem ao departamento de contabilidade foi suficiente para tornar visíveis os gastos da Casa. “Queríamos levar a gestão empresarial para a administração pública. Não é complicado fazer isso. E hoje a credibilidade da Câmara é outra. Um escândalo como esse (do Recife) não aconteceria aqui de jeito nenhum. Justamente porque a gente escancara nossas contas”, assegura. Por obra da “transparência”, a Câmara de Salgueiro conseguiu obter um saldo de mais de R$ 300 mil, em 2007. Com o valor, construiu um prédio anexo para abrigar os gabinetes dos vereadores, até então inexistentes. Ainda assim, não há planos de criação de verba extra para mantê-los”.
    Jornal do Comércio, Política, 14/08/08). Ou porque ele pensa e age de acordo com sua própria consciência?? Sim, Alvinho criou o blog para que as pessoas se expressem, tanto é que ele permite comentários como os seus, o blog está aqui para que as pessoas digam o que pensam, quando elas pensam!!Gostaria de saber, na sua concepção, o que é uma oposição Justa???? O que seria seguir os passos de Ednaldo Barros(uma pessoa maravilhosa, que gosto muito)? A senhora não deveria estar envolvendo-o, mas como já o fez, vou refrescar sua memória. No dia da inalguração do comitê de Alvinho Patriota, em que estávam presentes os candidatos: Hercílio, Antenor, marcondes Pacífico E Ednaldo Barros, que pega o microfone e solta um sonoro: _ Alvinho, você é um exemplo a ser seguido por todos nós! Garanto a senhora que ele sabia o que estava dizendo. Alvinho não precisa viver a sombra de ninguém para mostrar sua capacidade, afinal são muitos anos na política(de 1993 a…)ele já fez muito por Salgueiro e vai fazer muito mais! Sim, por favor seja clara quando diz que ele faz uma coisa e prega outra.

  2. José Aparecido dos Santos Júnior

    E nesse embróglio todo indago diante de tua afirmativa Juliana. Não seria melhor o caro Alvinho Patriota seguir seus próprios passos e ficar em paz com a sua consciência? Pois bem, se ele segue Ednaldo a independência desaparece, só pra ratificar uma coisa, ele é o Alvinho Patriota, Ednaldo Barros é Ednaldo Barros.
    Outra coisa, não estou querendo ser “pêndulo de Foucault”, não quero defender ninguém, mas sua posição de cobrança deveria se estender também ao Executivo, uma vez que independente de qualquer outra coisa, vejo mais contradição ali do que no mandato de qualquer vereador(a).
    Falo, com toda propriedade, não só de quem participou do processo depositando confiança no atual prefeito através de um voto, ato esse do qual já me arrependi desde fevereiro passado. Digo e repito em todo e qualquer lugar que for, ele me mostrou claramente que representa a volta das velhas oligarquias, do velho modo de governar, do ultrapassado.
    Gostava (gosto ainda, muito mesmo, admiração eterna) da professora aposentada, liderança religiosa em sua igreja, membro de pastorais e diversos espaços de construção social e política. Mulher sertaneja, senhora forte, sim, conquistadora de prêmios mil pelos rincões desse país.
    Esse aí, muito pouco nos representa, você mesmo deveria saber pela representação de seu segmento, a juventude. Quem nos representa hoje em Salgueiro!? Apesar de não residirmos mais no sertão, fazemos questão de ter nosso domicílio eleitoral ainda em Salgueiro por acreditar que podemos participar das decisões e dos rumos do lugar em que poderemos voltar a residir. Enfim, vai cobrar? Cobre de TODOS. Principalmente daquele que hoje é o menor representante do povo, independete do Poder Consituído que compõe, o chefe do Executivo.
    Todo e qualquer vereador tem sua atuação independente, quer dizer, alguns, mas isso não os coloca na posição de pregar e praticar contraditoriamente, devem sim agir de acordo com a teoria. Mas pelo que sei, muitos e muitas nem a cartilha do partido conhecem. E outra, pra não dizer que estou defendendo o mencionado vereador (Alvinho) por você bem saber que sou filiado também ao PT, aviso que nem me disponho a estender o debate em torno disso, pois como sabe, faço parte dos que defendem a unidade da esquerda em Salgueiro, então por aí se tira o comportamento que tive ainda em 2008.
    No mais, é só isso…agradeço e concluo acrescentando que esse é o único espaço do tipo (virtual) em que podemos falar, contestar e enriquecer o debate de maneira livre, em torno da nossa Salgueiro!

  3. Alvinho Patriota

    Quero registrar resumidamente meu agradecimento às internautas JULIANA SOBRAL e KELL CARVALHO, não pelas divergências de seus pontos de vista, mas, pela participação de ambas no meu blog, o qual tem por objetivo justamente a prestação de contas que devo fazer para o povo de Salgueiro, independentemente de posições eleitorais. Como tive a oportunidade de dizer anteriormente, não sei se estou fazendo a coisa certa, mas sei que não estou me omitindo. Cabe às pessoas: opinar, criticar, elogiar, cobrar, denunciar e tudo mais que possam fazer, separando os fatos dos atos pessoais. Vou procurar postar neste blog todo meu trabalho, desenvolvido ao longo dos quatro mandatos como vereador de Salgueiro, não para promoção pessoal, mas, como forma de prestar contas do que foi, e do que ainda deve ser, feito. Por fim, digo às ilustres internautas e a quem mais ler este comentário, que em nenhum momento me considerei ofendido pelas pessoas que tiveram participação no blog e com certeza isso não vai acontecer, porque, como disse acima, este blog é do político e não da pessoa Alvinho, que como tal (político), deve dignificar a classe e honrar o compromisso que lhe foi confiado.

  4. juliana souza sobral

    Kell Carvalho, não fui contraditória em nenhum momento, não li a matéria mencionada, porque ela no momento do meu coméntario não tinha sido postada, e mas, como mesmo disse, no meu comentário procurei um link para falar diretamente como o NOBRE vereador e não encontrei. Amiga de infância não sou porque só bem mais nova que ele, e só o conheço de palanque,e muito menos papagaio de pirata ( que me parece ser o seu caso) e outra coisa não ataquei o NOBRE vereador, só disse o que pensava. Sim Kell é bom saber que mesmo ao lado de tanta gente ruím ele fará coisas boas, isso muito me conforta. De ante mão peço desculpas ao NOBRE vereador se fui grosseira, mais acho que o intuito desse blog é para que a polulaação se expresse ou não? É só ele seguir os passos do Vereador Ednaldo Barros, que está fazendo uma oposição justa pensando no bem comum da população que ficarei quieta, agora enquanto achar que ele diz uma coisa e prega outra estarei aqui cobrando, mesmo sem ter votado nele, afinal ele não está sendo pago para representar a população?

  5. Kell Carvalho

    Sra Juliana, não entendo seus comentários, uma vez que são contraditórios, primeiro a senhora ataca o Vereador Alvinho, como a Sra mesma diz: “ferronhamente”, logo após, age como se fosse amiga de infância.Já que a senhora se dá ao trabalho de atacá-lo, dê-se também ao trabalho de ler as matérias postadas no blog primeiro, pra ser um pouco mais coerênte. Não vou ser repetitiva em dizer-lhe onde estão estas incoerências, uma vez que o Vereador Dr. Alvinho Patriota já lhe mostrou 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8!!!!! AH, antes que eu esqueça, quanto a sua solicitação para ele descer do palanque sinceramente lhe digo: quem dera que em Salgueiro houvessem tantos políticos comprometidos com nossa cidade quanto ele! Com relação ao partido que ele escolheu, não se preocupe, pois mesmo que ele estivesse sentado ao lado de “Bin Laden”, “Saddan Hussem” ou “Adolf Hitler”, ainda sim, com certeza ele faria as coisas certas, pois ele tem autonomia para pensar e agir sem precisar do comando de partido A ou B. Votar a portas fechadas, se essa fosse a intenção do vereador, quando presidente da câmara não teria cortado tantos gastos desnecessários e feito o Anexo(prédio destinado justamente a participação do povo), esconder-se numca foi papel de Alvinho Patriota. Procure conhecer um pouco mais o meu vereador para tirar suas póprias conclusões e não servir de papagaio de imitação repetindo injúrias que ouve nas ruas. Como diz Meu “NOBRE” vereador: SEM MAIS PARA O MOMENTO!

  6. Juliana de Souza Sobral

    Nobre vereador, muito obrigada pela atenção. É bom saber que como eu o senhor só quer o bem da nossa querida cidade. Mesmo filiada ao Partido Comunista Brasileiro (PCdoB) quero deixar expressa aqui a minha admiração, por todo o trabalho desenvolvido durante todos esses anos da sua vida pública, estendendo-se também ao nobre deputado Gonzaga Patriota.
    MESMO ASSIM NÃO DEIXAREI DE COBRAR QUANDO ACHAR QUE DEVO.