Os motoristas de transporte escolar devem ficar atentos para o prazo de vistoria nos veículos, que encerra no dia cinco de fevereiro deste ano. Os condutores que não atualizarem o cadastro junto ao Detran de Pernambuco, podem perder o direito de transportar estudantes durante o período de aulas.
De acordo com o presidente do Detran-PE, Manoel Marinho (foto 4), a vistoria deve ser semestral, quando são observadas algumas condições específicas do veículo . “Nós verificamos se o veiculo está com a pintura lateral com o nome ‘escolar’ bem visível; as lanternas vermelhas, na parte dianteira, e amarela ou branco fosco, na frente, devem estar em boas condições e é preciso um cinto de segurança para cada passageiro”, explica.
As vistorias também são válidas para os condutores. “Nesta vistoria de janeiro é preciso apresentar antecedentes criminais. Além disso, o condutor passa por um teste de condições físico-mental e precisa apresentar uma autorização do Detran. É obrigatório que o motorista tenha mais de 21 anos e possua carteira de habilitação D”, comenta Manoel marinho.
Fonte: PE 360