Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Começa cerimônia de inauguração da EBI-1 em Cabrobó

Começou agora a pouco a solenidade de inauguração das bombas da EBI-1 da Transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó. O momento marca a efetivação da mega-obra, desacreditada por muitos. O evento conta com a presença da presidente Dilma Rousseff, que foi muito festejada pelos presentes no ato.

Também participam da solenidade o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do Ceará, Camilo Santana, do Rio Grande do Norte, Robson Farias, o ministro Armando Monteiro, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, os senadores Fernando Bezerra, Garibaldi Alves, José Pimetel e Humberto Costa, além de deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

O primeiro discurso do evento foi feito pelo prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres, que dessa vez não organizou protesto e adotou um tom de cordialidade com a presidente. Contudo, o socialista reivindicou investimentos na irrigação e no programa Minha Casa, Minha Vida no município.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

4 comentários sobre “Começa cerimônia de inauguração da EBI-1 em Cabrobó

  1. Romualdo

    Quantos pixulecos não terá rendido essa obra faraônica? Qual a Construtora, Mendes Junior? Pois bem, fora a dinheirama gasta que poderia ser muito melhor aproveitada em sistemas de cisternas e fora o dano no meio ambiente, pelo que já li a respeito não serão necessariamente os mais pobres os maiores beneficiados. Mas obras menores tem menos custos, e pelo que sabemos a respeito de grandes obras públicas, quanto mais cara, melhor pra companheirada. Aliás, o governo dirá que estes atrasos são reflexo do baixo crescimento da China e a crise da Grécia. Se Jesus Cristo não tiver pena do sofrido, roubado e espoliado contribuinte bananista, esta embromação de obra chegará aos 40/50 bilhões de Reais mole, mole.

    Para quais cornetas será que foram soprar as bocas de aluguel do PT, sempre tão ativas neste blog? Por que será que agora, num texto que expõe com crua realidade o embuste da transposição do São Francisco, os lacaios vermelhos da Çeita PT sumiram? Por que é que não comparecem para defender, com o ardor de tantas outras vezes, o Çumo Pontífiçe da Rosemary? É porque o caso é indenfesável e por mais intelectualmente desonestos que sejam os lambe-botas do lulopetismo-dilmista, não há argumento que dê jeito de melhorar a situação calamitosa da obra demagógica, onde mais de 8 bilhões de Reais do sagrado dinheirinho do contribuinte já foram enterrados e da qual não existe hoje a menor segurança de conclusão…

  2. Ediuilson

    TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

    A transposição do rio São Francisco é um projeto de deslocamento de parte das águas do rio São Francisco, no Brasil, nomeado pelo governo brasileiro como “Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional”. A ideia de transposição das águas remonta ao ano de 1847, ou seja, no tempo do Império Brasileiro de Dom Pedro II, já sendo vista, por alguns intelectuais de então, como a única solução para a seca do Nordeste. Naquela época, não foi iniciado o projeto por falta de recursos da engenharia. Ao longo do século XX, a transposição do São Francisco continuou a ser vista como uma solução para o aumentar as disponibilidades em água no Nordeste Setentrional. A discussão foi retomada em 1943 pelo Presidente Getúlio Vargas. O primeiro projeto consistente surgiu no governo João Batista de Oliveira Figueiredo, quando Mário Andreazza era Ministro do Interior, após uma das mais longas estiagens da História (1979-1983) e foi elaborado pelo extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS). Em agosto de 1994, o presidente Itamar Franco enviou um Decreto ao Senado, declarando ser de interesse da União estudos sobre o potencial hídrico das bacias das regiões semiáridas dos estados do Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Convidou o então Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte, Aluízio Alves, para ser Ministro da Integração Regional e levar adiante a execução do projeto.[6] [7]

    Fonte Wikipédia

    Em 2005, esta noticia nos jornais do Brasil:
    Bispo D. Cappio, agregam-se as notícias vinculadas ao religioso, militante contra o projeto de transposição das águas do São Francisco, o qual realizou uma greve de fome, gerando polêmica de repercussão nacional.
    O Bispo D. Cappio, que está realizando uma greve de fome em uma fazenda no município de Cabrobó, em protesto contra o projeto de transposição do rio São Francisco, registrou em cartório de Barra, na Bahia, que vai manter o protesto até a morte caso o governo não abandone o projeto (matéria 117, Gazzeta, Gazzetando, 2005, p. 24).

    Mas na verdade só no governo Lula realmente houve um pontapé inicial concreto, mesmo diante de tantas iniciativas de grupos contrários, e hoje o governo Dilma está iniciando a concretização de um sonho de D. Pedro II e de milhões de sertanejos nordestinos, a ligação das moto-bombas, que começaram levando água que viajará um longo percurso até chegar o Rio Grande do Norte.

    A minha pergunta é, onde anda o Bispo Dom Cappio? O quê ele esta fazendo hoje? O quê ele pensa hoje a respeito da transposição? Por que ele caiu no esquecimento?

    Obrigado a Lula e Dilma por este desafio, obrigado a todos que colaboraram por isto está acontecendo. Acredito que seja o agradecimento de milhões de brasileiro que sabem reconhecer o grande diferencial do idealizar e o construir.

    1. Romualdo

      Essa promessa já foi inaugurada umas 5 vezes. A bovinada bate palma por algo que não anda. Dizem já ter concluído 77%. kkkkkkkkkkk Nem o trecho de Cabrobó está nesse patamar. Imagine o trecho até o Rio Grande do Norte. Pura cortina de fumaça.