Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

CNA pede à Caixa Econômica Federal suspensão temporária de cobranças de dividas de produtores afetados pela seca

secaaaNa última quarta-feira (15), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu à Caixa Econômica Federal (CEF) a suspensão temporária da cobrança de dívidas dos produtores rurais afetados pela seca, que contrataram operações de crédito no período de 2012 a 2016. Muitos produtores do Nordeste ficaram incapazes de honrar os compromissos financeiros por causa do impacto causado pela escassez de chuvas.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco, Pio Guerra, ressalta que grande parte dos produtores que estão em situação de devedor são prejudicados pela falta de medidas eficientes, que possibilitem a convivência produtiva no semiárido. “É lamentável estarmos em 2017 e os fenômenos das secas, que se repetem ao longo de tantos anos, recebam do poder público e de todos um tratamento que se vê repetido e sem solução”, critica.

Ainda de acordo com Pio Guerra, mais de 12 milhões de nordestinos sofrem as consequências da estiagem prolongada; 1.200 municípios já decretaram estado de emergência e mais de sete milhões de cabeça de gado desapareceram. Em Pernambuco, mais de 1,2 milhão de pessoas são atingidas pela seca.

Da redação do Blog Alvinho Patriota