Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Chuva esperada para os próximos dias deve alterar cenário na bacia do Rio São Francisco

O atual cenário da crise hídrica envolvendo a bacia do Rio São Francisco foi tema de nova reunião nessa terça-feira (10), em Brasília-DF, na sede Agência Nacional de Águas (ANA). Participaram do encontro, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Ministério Público Federal (MPF), Ibama e setor elétrico. Devido à escassez de chuvas, ficou definido que a vazão do Velho Chico será mantida em 1.100 m³ na Barragem de Sobradinho-BA até o final de fevereiro, e, a depender da análise de documentos por parte do Ibama, será aplicado o nível de 1.000 m³, já no mês de março, após deliberação da ANA. Já no reservatório de Três Marias-MG, a vazão será reduzida dos atuais 120 m³  para 100 m³ por segundo, podendo chegar a 80 m³.

De acordo com o gerente executivo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Saulo José Cisneiros, a vazão atual da Barragem de Sobradinho permitiu um ganho de 24% no nível dos reservatórios, em comparação à vazão de 1.300 m³.

Em relação ao reservatório de Três Marias, a justificativa apresentada pelo setor elétrico é de que caso os procedimentos de redução de vazões não tivessem sido aplicados, o volume útil do reservatório já teria chegado ao nível zero. Em contrapartida, o gerente executivo afirmou que “estudos apontam para uma condição bem melhor de chuvas para os próximos dez meses”. Ainda segundo Saulo, o órgão responsável pela interligação do sistema elétrico recebeu do Centro de Pesquisas Tecnológicas (CPTec) a informação de que uma frente fria já presente no país irá favorecer a cenário diferente nos próximos dias, o que poderá aliviar a péssima situação atual.

Da redação do Blog Alvinho Patriota