Cerca de 125 baleias morreram na Nova Zelândia após encalharem no fim de semana. Moradores locais, turistas e ambientalistas conseguiram salvar no domingo (27) 43 mamíferos que voltaram ao mar, na praia Colville Bay, ao norte de Coromandel. No sábado (26), em Farewell Spit, a oeste da cidade de Nelson, 105 baleias também morreram atoladas, segundo os agentes de conservação.
Os voluntários mantiveram as animais encontradas no domingo molhados durante todo o dia. “Das cerca de 63 baleias encalhadas, temos 43 vivas”, afirmou Ranger Steve Bolten, do Departamento de Conservação da Nova Zelândia.
Segundo o Departamento de Conservação da Nova Zelândia, a expliçação para o acidente pode ser o fato de uma das baleias ter ficado doente ou o sonar natural dos mamíferos ter levado o grupo para o raso.
O acidente de sábado, em Farewell Spit, foi descoberto por um piloto de avião e apenas 30 animais estavam vivos quando os ambientalistas chegaram ao local. “Eles estavam em mau estado. Pelo tempo que temos lá dois terços deles já havia morrido e tivemos que sacrificar o resto”, afirma Hans Stoffregen, do Departamento de Conservação.
De acordo com Stoffregen, as baleias estavam fora d´água há muito tempo, “estava muito quente e elas estavam muito estressadas. Podíamos ver a dor e o sofrimento em seus olhos”, disse.
Fonte: Portal G1