Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Cerca de 125 baleias morrem na costa da Nova Zelândia

baleiasCerca de 125 baleias morreram na Nova Zelândia após encalharem no fim de semana. Moradores locais, turistas e ambientalistas conseguiram salvar no domingo (27) 43 mamíferos que voltaram ao mar, na praia Colville Bay, ao norte de Coromandel. No sábado (26), em Farewell Spit, a oeste da cidade de Nelson, 105 baleias também morreram atoladas, segundo os agentes de conservação.

Os voluntários mantiveram as animais encontradas no domingo molhados durante todo o dia. “Das cerca de 63 baleias encalhadas, temos 43 vivas”, afirmou Ranger Steve Bolten, do Departamento de Conservação da Nova Zelândia.

Segundo o Departamento de Conservação da Nova Zelândia, a expliçação para o acidente pode ser o fato de uma das baleias ter ficado doente ou o sonar natural dos mamíferos ter levado o grupo para o raso.  

O acidente de sábado, em Farewell Spit, foi descoberto por um piloto de avião e apenas 30 animais estavam vivos quando os ambientalistas chegaram ao local. “Eles estavam em mau estado. Pelo tempo que temos lá dois terços deles já havia morrido e tivemos que sacrificar o resto”, afirma Hans Stoffregen, do Departamento de Conservação. 

De acordo com Stoffregen, as baleias estavam fora d´água há muito tempo, “estava muito quente e elas estavam muito estressadas. Podíamos ver a dor e o sofrimento em seus olhos”, disse.

Fonte: Portal G1