Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Centrão respalda Bolsonaro no Congresso e deixa indulto a Daniel Silveira com STF

Líderes do centrão dizem ver a decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL) de perdoar a pena do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) como um ato jurídico incontestável e defendem que qualquer disputa sobre esse entendimento deve ser tratada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), e não pelo Congresso.

A avaliação se dá em meio a ações apresentadas para tentar sustar, via projeto de decreto legislativo, os efeitos da graça concedida pelo presidente da República ao bolsonarista. Também foram protocoladas ações junto ao Supremo contra o perdão a Daniel Silveira.

Na quarta-feira (20), o STF condenou, por 10 votos a 1, o deputado federal por ataques feitos a integrantes da corte. Os ministros também aprovaram cassar o mandato de deputado, suspender os direitos políticos de Silveira, que articula candidatura ao Senado, e aplicar multa de cerca de R$ 192 mil.

Na noite de quinta (21), Bolsonaro concedeu perdão à pena do parlamentar, gerando nova fonte de atrito com o STF.

O centrão é formado principalmente por PL, PP e Republicanos e compõe a base do presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Para líderes partidários do grupo, o Legislativo deve se abster de qualquer atuação no episódio que oponha Executivo e Judiciário.

Eles dizem que a concessão da graça é prerrogativa do presidente da República. Portanto, o perdão seria um “ato perfeito juridicamente” e constitucionalmente dentro das regras do jogo. Com isso, o Congresso não teria que se meter na controvérsia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Um comentário sobre “Centrão respalda Bolsonaro no Congresso e deixa indulto a Daniel Silveira com STF

  1. DAMIÃO

    ACREDITO QUE NO DIA DOIS DO PRÓXIMO MÊS DE OUTUBRO (02/10/2022), A GRANDE MAIORIA DOS ELEITORES APTOS A VOTAREM IRÃO DAR UMA RESPOSTA À ALTURA; O VERDADEIRO INDULTO DA GRAÇA QUEM DARÁ É A INSATISFAÇÃO DO POVO; COM ESTE INDULTO NÃO HAVERÁ O FAMIGERADO SEGUNDO (2º) TURNO (SÓ SERVE PARA OS ARRUMADINHOS COM AS DISTRIBUÍÇÕES DE MINISTÉRIOS E SECRETARIAS).
    COM A GRAÇA DE DEUS, ACREDITO E MUITO QUE LULA E ALCKIN VENCERÃO NO PRIMEIRO (1º) TURNO