Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Carreata marca início da campanha de vacinação contra a raiva no Estado

Nesta sexta-feira (16), uma carreata marca o lançamento da campanha de vacinação para o controle da raiva em Pernambuco. O ato ocorre a partir das 14h, nas ruas do centro do Recife, e chama atenção para a imunização de cães e gatos que será feita a partir deste sábado (17) nos mais de 5.480 postos de saúde espalhados pelos 184 municípios do Estado.A campanha de vacinação vai durar um mês, até o dia 17 de novembro, e pretende alcançar de 818 mil cães e 348 mil gatos, o que corresponde, respectivamente, a 80% da população canina e à média da quantidade de felinos vacinados nos últimos anos, de acordo com as metas do Ministério da Saúde. 1.441.250 doses da vacina serão distribuídas durante a campanha.

A carreata vai contar com a presença de arte-educadores vestidos de personagens de desenhos animados (Tchutchucão, Hello Kitty, Priscila, Frajola, etc.), que irão percorrer as principais vias do centro em um trenzinho enfeitado com bexigas de festa e cartazes da campanha, com o objetivo de mobilizar as pessoas para a vacinação.

Neste ano, essa é a segunda campanha realizada pelo Estado voltada para vacinação de cães e gatos – a última ocorreu em maio e foi direcionada especificamente para as áreas de foco da doença. O número de casos de raiva em cães e gatos vem caindo nos últimos anos, segundo a Secretaria de Saúde, e há pelo menos três anos não há registro de casos na Região Metropolitana do Recife.

No ano passado, a doença foi diagnosticada em nove cães e dois gatos. Os casos em cães ocorreram nos municípios de São Caetano, Caruaru, Panelas, Belém de São Francisco, Ouricuri, Araripina e Itapetim. Nos felinos, casos foram diagnosticados nos municípios de Tamandaré e Bonito. Esse ano, até agora, são apenas três casos, em Amarají, João Alfredo (ambos em felinos) e Ouricuri.

Fonte:  PE 360 Graus