E-mail enviado por Raquel Rocha
Em Salgueiro, a 516 km da capital Recife, o carnavalesco Mestre Jaime foi homenageado, no dia 31 de dezembro, com a entrega de um boneco gigante que saiu em cortejo pelas ruas da cidade ao som de uma orquestra de frevo. Participaram do desfile, os blocos Os Insetos, Fascinação e Bumba Meu Boi Estrelinha do Sertão, além do público que, em plena festa de fim de ano, ia juntando-se à folia, à proporção que o desfile avançava.
A iniciativa partiu da troça Tabacaria do Poeta Fernando Pessoa (Olinda/Salgueiro) apoiada pela Secretaria de Cultura da cidade, numa prévia às comemorações dos 60 anos do Bloco de bonecos em formato de animais e conhecido como A Bicharada do Mestre Jaime. A presença do prefeito Marcones Libório e da Secretária de Cultura, Eliane Alves, ao lado do homenageado, abre, de forma extra-oficial, a festa momesca de 2010 que terá o tema 60 Anos de Bicharada.
O Mestre, também alfaiate, recebeu o presente à frente de sua casa, no autêntico estilo que lhe é característico. Além da prótese dentária de ouro, utilizada em ocasiões importantes, vestiu paletó especialmente confeccionado para o momento. A satisfação do artista plástico foi demonstrada em suas palavras de alívio pela continuidade e preservação do trabalho que desenvolveu: “Agora sei que, quando eu morrer, ficarei transitando no meio de vocês através desse boneco”.
A Bicharada do Mestre Jaime é uma das maiores representações do Carnaval do município de Salgueiro desde 1950. No auge dos 87 anos, o artista plástico reverenciado por todas as gerações do município, mantém o vigor dos primeiros Carnavais e, há cada folia, apresenta novidades na estrutura e aparência dos bichos.
A brincadeira começou a partir de uma troça chamada “Calça Frouxa”, que, na década de 30, desfilava por Salgueiro usando máscaras exóticas e fantasias irreverentes, ao som das marchinhas e das orquestras de frevo.
Fonte: Nação Cultural