Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Campanha quer combater machismo e aumentar cuidados dos homens com a saúde

A organização não governamental Instituto Papai, em parceria com a Rede Homens pela Equidade de Gênero, lançou ontem, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a Campanha Machismo Não Combina Com Saúde.Segundo a coordenadora da campanha, Mariana Azevedo, o objetivo é estimular os homens a procurar os serviços de saúde assim que os sintomas aparecem, para facilitar o diagnóstico precoce de doenças.

“Esses homens não têm procurado esses serviços quando as doenças aparecem. Eles deixam a doença ficar mais grave, para poder procurar o serviço porque não querem admitir que sentem dor ou fragilidade”, destacou Mariana.

“Os meninos são estimulados desde criança a brincadeiras que induzem à violência e ao risco, aí tudo se reflete, mais tarde, na vida dos homens, como a baixa procura pelos serviços de atenção básica à saúde”, completou.

A coordenadora disse ainda que os serviços de saúde precisam olhar para os homens de uma maneira diferente. “O machismo não está só nas pessoas, mas também nos serviços de saúde. A maneira como eles se estruturam também é machista”.

Fonte: Folha de PE