Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Câmara aprova impeachment; processo vai para o Senado

Às 23h deste domingo (17), o deputado Bruno Araújo, do PSDB de Pernambuco, deu o voto de número 342 pela aprovação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, garantindo os 2/3 necessários. Agora, o processo vai para o Senado Federal, onde será necessária a aprovação por maioria simples (41 votos) para que o processo tenha início e Dilma seja temporariamente afastada. Para que o impeachment seja definitivamente aceito, é preciso a aprovação de 2/3 dos senadores (54 votos). O votação final deverá acontecer em 21 de setembro.

A votação

O quórum no painel eletrônico do plenário da Câmara registrava 511 parlamentares presentes na sessão. A sessão de foi aberta às 14h pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Após manifestações do relator da Comissão Especial do Impeachment, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), de líderes partidários e representantes da minoria e do governo, a votação começou por volta de 17h45.

Os deputados foram chamados a votar de acordo com ordem definida no regimento interno da Câmara, da região Norte para a Sul do país. O primeiro a votar foi o deputado Abel Galinha (DEM-RR), que disse “sim” ao impeachment.

A discussão do parecer sobre a abertura de processo de impeachment de Dilma, que antecedeu a sessão de hoje, começou na última sexta-feira (15), durou mais de 43 horas ininterruptas e se tornou a mais longa da história da Câmara dos Deputados.

Fonte: Jornal do Brasil