A Caixa Econômica Federal informou nesta quinta-feira (5) ter aderido ao Fundo de Garantia de Operações (FGO) com o objetivo de oferecer até R$ 200 milhões em empréstimos ao pequeno e microempresário.”A iniciativa ampliará o acesso ao crédito para empresas com faturamento fiscal de até R$ 15 milhões. As taxas da operação foram reduzidas em média 30% com a utilização da garantia do FGO”, acrescentou o banco público, sem citar, porém, quais os valores que serão cobrados das empresas.
Segundo a Caixa, o FGO foi criado com o objetivo de garantir parte de empréstimos concedidos pelas instituições financeiras cotistas do fundo, o que proporcionará “flexibilização das garantias e redução das taxas de juros efetivas das operações”. O limite máximo de garantia prestada pelo fundo é de até 80% do valor emprestado.
A Caixa informou que está sendo disponibilizado crédito parcelado para capital de giro com prazo de até 24 meses e taxa prefixada. O Crédito Especial Empresa FGO, segundo o banco, está disponível em todas as agências espalhadas pelo país.
Fonte: G1