Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Brasileiros se identificam com a Nossa Senhora Aparecida

Hoje é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do Brasil. A devoção à imagem de Nossa Senhora Aparecida teve início no dia 12 de outubro de 1717, quando três pescadores na margem do rio Paraíba, localizado no interior paulista, em um dia de pesca não muito boa, jogaram suas redes e encontraram uma imagem de madeira com 40 centímetros de comprimento contendo apenas o corpo da escultura, faltando-lhe a cabeça.

senhora

Os pescadores persistiram na pesca e, ao jogarem as redes novamente, o membro que faltava foi capturado. Deste dia em diante, a pesca no local tornara-se farta.

A situação foi interpretada como um milagre e, desde então, a população passou a venerar a imagem em busca de graças. Depois de anos da descoberta da imagem, a Igreja Católica Apostólica Romana, através do Papa Pio XI, em 1930, batizou Nossa Senhora Conceição de Aparecida como rainha e padroeira do Brasil. Mas somente em 1954 que a santa passou a ser homenageada, especificamente no dia 12 de outubro, dia dedicado a ela.

Para o padre Pinho, a data é de importância para o brasileiro porque retoma o lugar da santa ao seu lugar na história da salvação, como Mãe de Deus. “Os cristãos católicos evocam Nossa Senhora Aparecida como uma forma de atingir bênçãos.

Os brasileiros se identificam com a santa, basta observar a história, onde três pessoas simples encontraram a imagem. Temos que lembrar também que é uma devoção maior porque leva a Jesus por meio da interseção, não é um ato isolado e, sim, uma unidade indissolúvel pela obra de salvação realizada por Cristo”, disse o padre.

Logo após seu aparecimento, os pescadores colocaram a disposição da comunidade uma pequena capela aberta para visitação pública, um espaço onde os religiosos pudessem rezar e pedir graças a Nossa Senhora Aparecida. Mas o número de fiéis aumentava ano após ano, o que exigiu a construção de uma basílica, batizada de Basílica Velha, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo, no ano de 1745.

A necessidade de uma basílica maior para atender o crescente número de fiéis fez com que fosse construído o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, na mesma cidade, em 1955, no interior do Estado de São Paulo.

O novo espaço só perde em tamanho para a basílica de São Pedro, no Vaticano.

Abrigando a imagem encontrada no rio Paraíba, a basílica de Aparecida recebe romeiros o ano todo, aumentando o fluxo de visitas quando se aproxima a data do dia 12 de outubro, com capacidade para receber 45 mil pessoas.

Fonte: Tv Canal 13