Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Brasileiros estão mais altos, mas jovens estão com sobrepeso

Pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde revela que os brasileiros estão mais altos. Os dados indicam que o acesso à alimentação tem contribuído para o aumento da estatura de crianças com menos de 5 anos de idade. Entre 1974 e 2007, o índice de deficit de altura – principal indicador da desnutrição – caiu 75%.

O estudo Saúde Brasil 2008 mostra ainda que as crianças brasileiras estão cada vez mais próximas do padrão internacional mantido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para avaliar a estatura da população de até 5 anos, a OMS adota uma escala que vai de -2 a 2, em que zero é considerado o padrão ideal. A média das meninas brasileiras é de -0,22 e a dos meninos, de -0,35.

A pesquisa indica que os ganhos em altura ocorreram também entre adolescentes de 10 a 19 anos. Nessa faixa etária, a redução do índice de deficit de altura foi de 70% no período entre 1974 e 2003.

Na população adulta, as mulheres ganharam 3,3 cm, em média, em 14 anos e cresceram quase duas vezes mais que os homens. Durante o mesmo período, eles ganharam 1,9 cm, em média.

Fonte: Agência  Brasil