Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Brasil perdeu nove milhões de católicos nos últimos dois anos, aponta pesquisa Datafolha

O Brasil está cada vez menos católico. É o que afirma uma pesquisa realizada em todo o país de outubro de 2014 a dezembro deste ano. De acordo com o estudo realizado pelo Instituto Datafolha, o catolicismo perdeu nove milhões de fiéis, ou 6%, dos brasileiros maiores de 16 anos durante o período.

Em 2014, 60% dos brasileiros se declarava, católicos. Neste ano, o número caiu para 50%. A margem de erro, segundo o Datafolha, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No mesmo período,  a fatia dos que se declaram sem religião mais que dobrou, passando de 6% para 14%. Foram ouvidos 2.828 brasileiros maiores de 16 anos, selecionados através de sorteio aleatório, em 174 municípios.

Em dez anos, também cresceu o número de pessoas que se declaram da região evangélica. Em 2006, 20% dos moradores da região Nordeste diziam seguir uma religião protestante. Este ano, o número saltou para 27%. A única queda foi registrada na região Sudeste, que caiu de 51% para 43%. 

Para o socialista da USP Reginaldo Prandi, o resultado não quer dizer que as pessoas perderam a fé nas crenças, mas que existe uma variação de acordo com a época em que vivemos. 

“Pode não ter religião hoje e ter amanhã. Ficou muito ao sabor da época da vida, dos compromissos que se quer assumir. A religião deixou de ser condição obrigatória de ser bom cidadão”, disse ele. 

Fonte: Correio 24 Horas

Um comentário sobre “Brasil perdeu nove milhões de católicos nos últimos dois anos, aponta pesquisa Datafolha

  1. Jornalista Machado Freire

    E a dignidade humana -no que pese sermos um Pais laico, está em queda com a proliferação de tendências ditas religiosas que encontram “abrigo” na ignorância e falda de estrutura política, social, cultural e educacional, que dão origem à “abertura” de milhares de casas chamadas de “igreja isso”, “igreja” aquilo”. Nestes locais existem os espertos que aparece como salvadores das almas penadas.

    Defendo que os poderem público tomem providências, inclusive com a cobrança de impostos e tributos em todos os níveis. Ora, se eles cobram o dízimo, devem prestar contas sobre a arrecadação, renda, despesas etc.

    Todas as igrejas e seitas faturam !

    Até porque esses ambientes servem muito para esse tipo de coisa: faturar em cima da ignorância dos incautos.