Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Bombeiros registram 4 desaparecidos no incêndio de prédio em São Paulo

Quase 43 horas depois do incêndio e do desabamento no centro de São Paulo, os bombeiros ainda procuram sobreviventes. Segundo as autoridades, quatro desaparecidos estão confirmados.

A cada novo foco de incêndio, os bombeiros jogam água e um vapor branco sobe, se misturando à poeira sufocante dos escombros.

Sobre o que restou do prédio de 26 pavimentos, eles vão tentando abrir caminho usando apenas as mãos. Um trabalho difícil e perigoso, que é monitorado de cima por um drone.

“Com ele, conseguimos realizar um mapeamento, em cima disso, organizar o nosso planejamento operacional no cenário da ocorrência”, explica o tenente do Corpo de Bombeiros Guilherme Derrite.

A temperatura na superfície dos destroços pode chegar a 150 graus. Uma câmera especial detecta sinais de calor. Ajuda a localizar princípios de incêndio e também possíveis vítimas.

Até o início da noite desta quarta-feira (2), oficialmente, os bombeiros trabalhavam com o número de quatro desaparecidos: Ricardo, que estava sendo resgatado quando o prédio veio abaixo, a moradora Selma Almeida da Silva e os dois filhos gêmeos.

O ex-marido dela procurou assistentes sociais para dizer que a última vez que teve notícia deles foi na noite de segunda-feira (30): “antes de acontecer a tragédia, eu liguei para ela às 21h. Ela falou que estava indo dormir, que estava muito cansada. Desde quando desabou o prédio, eu já estava na captura dela, procurando”, conta Antônio Ribeiro Francisco.

Os bombeiros calculam que até agora tenham retirado 240 toneladas de escombros. As escavadeiras, por enquanto, são mantidas só no entorno. Algumas tentam encontrar uma caixa de energia de 21 mil volts que ficava no subsolo do prédio e continua energizada. Uma loja, nos fundos do edifício que desabou, virou um atalho para tentar localizar as vítimas.

Fonte: Jornal Nacional