Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Atleta brasileiro é acusado de abuso sexual nos Jogos Pan-Americanos

A polícia canadense expediu um mandado de prisão para o atleta brasileiro do polo aquático Thye Bezerra. Ele competiu nos Jogos Pan-Americanos e foi acusado de ter cometido abuso sexual. Thye nega a acusação.

Thye Mattos Ventura Bezerra, de 27 anos, é o goleiro reserva da seleção brasileira de polo aquático. Uma moradora de Toronto de 22 anos está acusando o brasileiro de ter abusado sexualmente dela. A vítima disse para polícia que, na manhã do dia 16 de julho, estava em casa com uma amiga e dois jogadores de polo do Brasil. Ela disse que foi para o quarto dormir e que, depois, Thye teria entrado no quarto e abusado dela.

Na manhã desta sexta-feira (24), o Comitê Olímpico Brasileiro tomou medidas para cuidar da defesa de Thye no Canadá. “Uma, contatar o nosso advogado que já faz parte da delegação e contatamos também a embaixada brasileira em Toronto, o consulado, para se houver necessidade de algum auxílio de defesa”, disse Marcus Freire, superintendente do COB .

Horas depois, o COB divulgou uma nota em que afirma condenar qualquer comportamento em que envolva violência ou abuso e que está à disposição das autoridades canadenses para colaborar na apuração do caso dentro dos princípios que regem a acusação que exige provas e ampla defesa.

A lei sobre abuso sexual no Canadá é ampla e inclui até o beijo ou carícias não consentidas. A polícia não deu detalhes sobre o que teria acontecido exatamente no quarto.

A seleção brasileira de polo está em Kazan, na Rússia, disputando o campeonato mundial.
Thye Mattos Bezerra participou normalmente do treino de preparação da seleção para a estreia no mundial na segunda feira contra a China. A notícia só chegou em Kazan de noite quando a delegação de polo aquático já estava na vila dos atletas. Em conversa por telefone, o supervisor da seleção, Ricardo Cabral disse que o atleta nega qualquer acusação de assédio sexual. Thye confirmou que esteve com a jovem mas, que segundo ele, tudo foi consensual. O supervisor disse ainda que o atleta está muito abalado e recebendo acompanhamento médico.

Agora, estão decidindo se ele vai voltar para o Brasil. Existe uma certa preocupação porque é uma viagem bem longa, com escalas, quase 24 horas. Não sabem se o atleta deve viajar sozinho, até por causa do mandado de prisão da justiça canadense.

Fonte: Jornal Nacional

Um comentário sobre “Atleta brasileiro é acusado de abuso sexual nos Jogos Pan-Americanos