Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Atentados a igrejas católicas na Nigéria matam mais de 30

O Natal na Nigéria foi marcado por dois atentados terroristas a igrejas católicas que mataram mais de 30 pessoas neste domingo. O primeiro ataque, que ocorreu perto de Abuja, capital do país, deixou pelo menos 27 mortos. A informação é de um religioso local, revisando para cima o número de 15 vítimas fatais, registrado pelos serviços de primeiros socorros.

“Os responsáveis que fizeram a contagem me disseram que 27 pessoas morreram”, declarou o padre Christopher Bard, informando que a explosão aconteceu ao final da missa de Natal. No momento da explosão, havia na igreja um número indeterminado de pessoas, informou o porta-voz da agência nigeriana de primeiros socorros (NEMA), Yushau Shuaib.

O atentado foi reivindicado pelo grupo islamita Boko Haram, que assumiu a autoria de todas as explosões neste domingo de Natal na Nigéria. “Somos responsáveis por todos os ataques dos últimos dias, inclusive a bomba na igreja de Madalla”, disse por telefone um porta-voz do Boko Haram, Abul Qaqa, à agência France-Presse. Na última semana, o grupo realizou ataques em dois estados do nordeste nigeriano, repetindo a estratégia do grupo no Natal do ano passado, quando o Boko Haram promoveu uma série de ataques.

Outro atentado atingiu uma Igreja Católica na cidade de Jos, na região central da Nigéria. A cidade havia recebido ameaças do grupo islâmico Boko Haram nos últimos dias, de acordo com informações publicadas no sábado pelo jornal nigeriano Tribune. Ainda não se sabe o alcance do atentado na igreja de Jos, onde eram realizados os serviços de comemoração do Natal.

O Vaticano classificou os atentados contra igrejas como atos “absurdos”, que demonstram um “ódio cego”, afirmou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi. Ele expressou a solidariedade da Igreja com todo o povo nigeriano e a igreja desse país africano, “golpeados pela violência terrorista em dias que deveriam ser de alegria e paz”.

Fonte: Veja