Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ataque reivindicado pelo Estado Islâmico deixa 80 mortos em Cabul

A organização Estado Islâmico (EI) reivindicou nesta sábado (23) um de seus atentados mais sangrentos cometidos em Cabul, matando ao menos 80 pessoas durante uma manifestação pacífica da minoria xiita hazara.

“Oitenta pessoas morreram como mártires e 231 ficaram feridas”, indicou em um comunicado o Ministério do Interior afegão.

Através de sua agência de notícias Amaq, a organização extremista afirmou que “dois combatentes do EI detonaram seus cintos explosivos em uma concentração xiita no bairro Dehmazang” da capital.

Segundo os Serviços de Inteligência afegãos, o NDS, “três assaltantes participaram do ataque”, mas “só um teve sucesso”, levando a pensar que o balanço das vítimas poderia ter sido maior.

“O primeiro detonou seus explosivos, o segundo conseguiu parcialmente, mas a explosão o matou, e os agentes do NDS mataram o terceiro”, afirmou esta fonte.

O Ministério do Interior indicou inicialmente que o ataque foi cometido “provavelmente por um camicaze que andava a pé” no meio da multidão. Mas o presidente Ashraf Ghani evocou pouco depois que ocorreram “várias explosões”, sem dar mais detalhes.

O atentado ocorreu no fim do protesto pacífico onde participavam milhares de manifestantes, em grande parte da minoria xiita hazara, desde o início da manhã.

Fonte: AFP