Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Assalariados rurais do Vale do São Francisco celebram manutenção de direitos na negociação coletiva 2019

Terminou na última sexta-feira, 15, em Petrolina, a negociação coletiva dos trabalhadores rurais assalariados do Vale do São Francisco que atuam na hortifruticultura irrigada. Depois de duas semanas de debates com a classe patronal, os trabalhadores conseguiram a manutenção de direitos e conquistas na Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) 2019.

Entre os avanços, o salário base da categoria passou a ser R$ 1.041,16, com reajuste de 4,43%, sendo 1,0% de ganho acima da inflação. A CCT também incluiu a proibição do trabalho das mulheres gestantes e lactantes em atividades insalubres e o direito a, no mínimo, cinco consultas de pré-natal.

Ainda foram mantidas cláusulas da CTT que estavam ameaçadas de supressão, como a homologação das rescisões de contrato de trabalho no sindicato; garantia de direitos para os terceirizados; jornada de apenas seis horas em dias de pagamento do salário; jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 semanais; remuneração de 100% do trabalho em dia de domingo, com direito a folga remunerada na mesma semana; e construção de um banco de horas somente com a autorização dos assalariados em assembleia.

Da redação do Blog Alvinho Patriota