Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Após ser solto na Venezuela, brasileiro diz que está bem

O brasileiro Jonatan Diniz, que ficou preso na Venezuela por doze dias e foi libertado na tarde de sábado, confirmou que está bem. O gaúcho de 31 anos não quis dar mais detalhes sobre onde está ou o que aconteceu durante o período em que permaneceu detido por segurança pessoal. O Itamaraty, contudo, confirmou que ele já retornou aos Estados Unidos, onde mora atualmente.

“No momento não posso dar mais informação, a não ser que estou bem”, escreveu Jonatan em mensagem a VEJA, afirmando também que quando possível publicará um relato em suas redes sociais.

Jonatan foi detido no dia 26 de dezembro e mantido em uma instalação de órgão de segurança local. Ele viajou à Venezuela para organizar uma campanha de doações para crianças carentes. Levou brinquedos, camisetas e bonés que pretendia distribuir durante o Natal.

A deportação de Jonatan foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro Aloysio Nunes, no sábado, pelo Twitter. Logo depois o Itamaraty confirmou que ele já havia embarcado em um voo para os Estados Unidos.

Sua detenção foi anunciada em televisão nacional pelo braço-direito do presidente venezuelano Nicolás Maduro, Diosdado Cabello. O deputado da Assembleia Constituinte afirmou que o brasileiro integrava uma organização que postava conteúdo antigoverno nas redes sociais “com o objetivo de obter financiamento em moeda nacional (venezuelana) e em dólares”.

Ele ainda afirmou que a CIA estaria envolvida nas supostas atividades contra o chavismo. A VEJA, a família de Jonatan negou as acusações.

Fonte: VEJA