Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ano começa com 27 homicídios em Pernambuco

Multidão aglomerada para ver o corpo do ex-presidiário, assassinado na Avenida Brasília Formosa

Multidão aglomerada para ver o corpo do ex-presidiário, assassinado na Avenida Brasília Formosa

No primeiro dia do ano, quando o governo do Estado comemora o fato de ter alcançado pela primeira vez a meta de reduzir em 12% o número de homicídios, a polícia registrou 27 assassinatos em Pernambuco. Uma média de mais de um crime por hora. Por volta das 17h, quando a maioria dos homicídios já havia ocorrido, o assessor especial do governador para Segurança Pública, José Luiz Ratton, divulgou, através do Twitter, que 2009 terminou com uma diminuição de 12,27% na taxa de crimes violentos letais intencionais (CVLI) em relação ao ano anterior.

Apesar da queda em 2009, o ano de 2010 começou violento. De acordo com o levantamento do blog contador de homicídios PEbodycount, em 1º de janeiro de 2010 foram registrados 27 crimes contra a vida.

Até as 10h já haviam ocorrido 14 assassinatos. A cidade que mais registrou homicídios foi o Recife, com oito casos, entre eles a execução do ex-presidiário Ednaldo José Gomes da Silva, 25 anos, na Avenida Brasília Formosa, Zona Sul da capital.

Jaboatão dos Guararapes registrou quatro homicídios e Olinda outros dois, entre eles a morte do reciclador Henrique Gonçalves Pereira, 23, assassinado pelo tio durante uma discussão na festa de réveillon. Em Sanharó, no Agreste, a polícia também computou duas mortes.

Também houve homicídios em Itamaracá, Abreu e Lima, Moreno, Salgueiro, Canhotinho, Passira, Limoeiro, Serra talhada, Buíque, Petrolina e Escada.

Fonte: Jornal do Commercio