Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Anac detalha plano de contingência para aeroportos no fim de ano

avioesanacA Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), a Infraero e as principais empresas aéreas brasileiras definiram ontem o planejamento para evitar gargalos nos aeroportos do país durante as festas de fim de ano. A Infraero estima em 20% o crescimento na movimentação de passageiros durante a alta temporada, estimulada pela demanda de fim de ano.

Entre as principais medidas tomadas estão a obrigação de que as empresas mantenham uma aeronave de reserva; a proibição do overbooking; a obrigação do endosso de passagens; a ocupação de todas as posições de chek-in nos horários de pico entre 17 de dezembro e 3 de janeiro; a antecipação da manutenção dos aviões; e a apresentação dos planos de contingência pelas companhias.

A Anac confirmou que apenas a Trip ainda não enviou o plano de contingência para o fim do ano. Representantes de todas as empresas garantiram medidas para evitar problemas nos feriados de fim de ano.

“Tomamos medidas para lidar com o fim do ano, quando tem um aumento da ocupação das aeronaves para 90% a 95% da capacidade. Temos que estar atentos”, disse a presidente da Anac, Solange Vieira.

As companhias aéreas que participaram da reunião na sede da Anac no Rio de Janeiro apresentaram números para comprovar o trabalho para evitar falhas nas operações aeroportuárias. O presidente da TAM, Líbano Barroso, revelou que a companhia contratou mais 1.300 tripulantes e 700 funcionários de terra, além de designar cinco aeronaves para reserva entre 1º de dezembro e 31 de janeiro.

Fonte: O Globo