Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Alunos do Interior ganham ônibus

Sob o sol forte do meio-dia, o estudante Wadson Augusto Campos, de 13 anos, caminha cerca de trinta minutos até chegar à Escola Municipal José Florêncio Neto, no bairro São Francisco, em Caruaru. A caminhada cansativa antecipa a maratona de quatro horas diárias de aula. Quando o relógio aponta as 17h, o garoto sabe que tem que estar com fôlego renovado para voltar para casa. Mais trinta minutos e ele chega ao bairro Agamenon Magalhães, onde mora. Ele repete o mesmo caminho há oito anos. E tirando os que colocam a jornada como uma prática de exercício físico, ele prova que a resistência não é tão boa assim. “Quando chego em casa só aguento comer, tomar banho e dormir”. Mas já a partir de hoje, Wadson e outras crianças e adolescentes de 25 municípios pernambucanos irão ter rotina diferente. Ontem, eles ganharam do Unicef e do Governo do Estado novos ônibus escolares.

Do total, 21 cidades foram premiadas pelo Selo Unicef: Agrestina, Arcoverde, Bezerros, Bom Jardim, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Casinhas, Chã de Alegria, Correntes, Granito, Itacuruba, Limoeiro, Orobó, Pedra, Pesqueira, Petrolândia, Riacho das Almas, Salgueiro, São Caetano e Venturosa. As outras quatro cidades foram beneficiadas pelo Programa Mãe Coruja, do Governo Estadual: Bodocó, Santa Cruz, Moreilândia e Parnamirim. Com transporte garantido, Wadson era só alegria na tarde de ontem. “Agora vai ser melhor para ir para a escola. Não vou mais chegar cansado e vou ficar mais disposto para estudar”, disse. As crianças do grupo de dança popular de Bezerros, o Folcpopular, também não conseguiam conter a empolgação com o novo transporte. “Nós íamos para os ensaios em um ônibus da Prefeitura, que já estava bem velhinho. Agora teremos um ônibus novo para andar”, contou.

Os municípios que ganharam os novos veículos escolares foram premiados no Selo Unicef – Município Aprovado na Edição 2007/2008. A premiação serviu de reconhecimento para as cidades que conseguiram reduzir importantes indicadores sociais ligados a infância e adolescência, de acordo com o representante da Unicef, Márcio Carvalho. “O melhor município é o que é bom. Bom para todas as crianças. Com este Selo queremos que os municípios reforcem a adoção de políticas públicas para as crianças e adolescentes”, ressaltou. Aproveitando a entrega das premiações, a Unicef lançou a Edição 2009/2012 do prêmio.

Fonte: Folha de PE