O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), anunciou na tarde desta terça-feira (13) que o Estado vai processar a empresa alemã Siemens por formação de cartel em licitações do Metrô de São Paulo. O anúncio foi feito um dia depois de o governo ter acesso, junto à Justiça Federal, aos documentos da investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra as empresas fornecedoras do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
“Finalmente tivemos acesso aos documentos do Cade. Hoje estamos entrando com um processo contra a empresa Siemens pela lesão aos cofres públicos e ao Estado de São Paulo, exigindo indenização de toda lesão proferida”, afirmou em entrevista no Palácio dos Bandeirantes.
Alckmin disse também que o governo decidiu pelo processo judicial porque a companhia alemã se negou por duas vezes, segundo ele, a prestar esclarecimentos sobre o caso à Corregedoria Geral do Estado (CGE), que também abriu investigação para apurar as denúncias.
“Já temos investigação aberta na Corregedoria. Por duas vezes a empresa foi convocada para prestar esclarecimentos e colaborar com a investigação. Nas duas vezes se recusou. Por isso estamos entrando com processo e a empresa não escapará dos tribunais aqui de São Paulo”, falou.
Fonte: Último Segundo