Há cerca de três anos, o presidente da República Luis Inácio Lula da Silva esteve no interior do Ceará, mais precisamente, na cidade de Missão Velha para anunciar o início das obras da ferrovia Transnordestina que ligaria a via férrea daquela cidade a Salgueiro. Atualmente, as obras estão a pleno vapor, em duas frentes, uma no Ceará e outra a caminho desta cidade pernambucana.Próxima quinta-feira, 12 de fevereiro, será a vez de Salgueiro receber o presidente, que vem a nossa cidade para conferir de perto as obras da ferrovia avaliada em 5 bilhões.
A construção da Transnordestina integra o Estado de Pernambuco ao porto de Pecém no Ceará, porém é preciso que daqui de Salgueiro a estrada de ferro promova a ligação com os pólos gesseiro no sertão do Araripe e da fruticultura no São Francisco, em Petrolina, seguindo o primeiro para interligação com o Piauí e o último com a Bahia (já que existe uma ferrovia naquele Estado até Juazeiro).
Devemos lembrar que, por falta de visão e de zelo com o dinheiro público, aconteceu há, mais ou menos, quinze anos um traçado irrealizado da ferrovia de Salgueiro a Petrolina. Nessa época ocorreram desapropriações de terras, chegando, inclusive, a serem iniciadas as obras na altura do sítio bananeira, em direção ao distrito de Pau Ferro.
Entretanto, esse projeto foi abandonado porque chegou-se à conclusão que o trecho da ferrovia para Petrolina deveria sair depois de Parnamirim margeando o asfalto que segue até Lagoa Grande. Considero até uma condição razoável, diante da grande economia que proporcionará, pois ao invés de se construir duas ferrovias partindo de Salgueiro, apenas uma será edificada, no trecho Salgueiro/Parnamirim, economizando cerca de 60/70 km.
Interrogação – Agora fica uma pergunta no ar para ser respondida não somente pelo presidente Lula, mas, também pelo governador Eduardo Campos: na construção do ramal Ceará/Pernambuco, com pouco mais de 100 km, já se foram mais de 3 anos. Para Trindade e também Petrolina, onde o trecho compreende de 300 a 400 km, deduz-se que demandará muito mais tempo. E Salgueiro/Recife, quanto tempo levará?
Sabemos da possibilidade desse trecho ser submetido a um novo traçado, já que a antiga ferrovia possui mais de 600 km, quando na verdade, margeando a BR 232, há uma economia exatamente de 100 km, além de propiciar fácil acesso entre rodovia e ferrovia. Seguramente, o governo de Pernambuco que tanto afinamento tem com o governo federal, felizmente, vai dizer ao povo pernambucano que o Porto de Suape não perderá a oportunidade de também ficar interligado à ferrovia Transnordestina, dando a oportunidade de escoar a sua produção por aquele complexo marítimo.
Recepção sertaneja – Quero dizer da satisfação que sente o povo sertanejo com a presença do ilustre presidente e conterrâneo Lula, especialmente nós de Salgueiro que, somente nos últimos anos, pudemos contabilizar uma considerável injeção de verbas federais. Salgueiro fica igualmente honrado com o tratamento que vem recebendo do jovem governador Eduardo Campos.
Ao prefeito Marcones Sá, digo-lhe que melhor sorte não poderia ter em contar com governos aliados – estadual e federal – e com o comprometimento dos mesmos com a causa maior: o bem estar social. É preciso, portanto, que se faça projetos, a exemplo de habitações populares porque o nosso déficit é muito alto e as unidades que chegaram, até agora, são praticamente insignificantes. Precisamos de fato erradicar toda casa de taipa tanto na cidade quanto no interior…
Poxa, sensacional.