Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

A depender de Sarney é melhor matar os velhinhos

Escrito por Magno Martins – Blog do Magno

A mesa do Senado, quer dizer, o senador José Sarney, deixou para futuro incerto a marcação do dia em que o Congresso apreciará veto do presidente Lula negando a todos os aposentados reajuste igual ao concedido àqueles de salário mínimo. A pressão do palácio do Planalto funciona de forma avassaladora, sob o pretexto de que o reajuste levaria a Previdência Social à falência. Começa que não é verdade, e, depois, se fosse assim, bastaria aplicar nas contas públicas o sistema de vasos comunicantes. Se falta dinheiro na Previdência Social – e não falta – que tal usar recursos provenientes dessa cascata de impostos que nos assola?

O resultado é que os aposentados, de ano para ano, tem suas aposentadorias achatadas. Não demora muito, estarão todos nivelados por baixo, recebendo apenas o salário mínimo. Fora, é claro, certas categorias privilegiadas, entre as quais se incluem deputados e senadores.

Ninguém reage, no Congresso, a essa manobra protelatória de seus comandantes. Nem o senador Paulo Paim, até pouco defensor intransigente dos direitos dos aposentados. A imagem é velha mas merece ser repetida: que tal Câmara e Senado inaugurarem o busto de Herodes em seu plenário, com o cuidado de botá-lo de cabeça para baixo? Da primeira vez ele mandou matar todos os bebês. Agora, cuidaria dos velhinhos…(Carlos Chagas)