Artistas de oito municípios do Sertão Central farão apresentações gratuitas em Salgueiro, entre hoje, 27, e quinta-feira, 30, na 2ª edição do Tom do Nosso Quintal. A programação conta com grupos da cultura popular e sanfoneiros em intervenções artísticas no pátio do Museu do Couro, sempre a partir das 19h30.
Hoje o evento será aberto pelo sanfoneiro Antônio da Mutuca, um dos poucos na região que domina a arte da sanfona dos oito baixos, seguido pela banda de pífanos Alvorada Santa Rita, de Parnamirim-PE. Amanhã tem Coral Aboios de Serrita e Edgar do Cedro; quarta-feira, Valmir Maracanã (São José do Belmonte) e Cia de Dança na Pisada do Sertão Terranovense – formada por jovens assistidos pelo CRAS; e quinta, Luiz de Verdejante e o grupo Zumbi Dança Afro e Percussão, de Mirandiba, encerram a programação.
Realizado pela produtora Costa Criações Culturais, com coordenação de Gustavo Matias, o Tom do Nosso Quintal tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura/Fundarpe. O objetivo, segundo a produtora cultural Nivalneide Costa, é fortalecer o mercado da cultura na região, atraindo atenção do público, com uma lista diversa de artistas. “Garantir a representatividade tornou-se uma tarefa tranquila, uma vez que pudemos contar com a presença de atrações que participaram da edição anterior, além de introduzir novidades exclusivas para o nosso público”, salienta.
Da redação do Blog Alvinho Patriota