Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

10° Workshop da National Mango Board começou nesta quarta-feira em Petrolina

Leonardo OrtegaA balança comercial do Vale do São Francisco vem sendo puxada para o lado positivo continuamente pela comercialização de frutas para o exterior. No ano passado, somente para os Estados Unidos, a região exportou cerca de 32 mil toneladas de manga, gerando uma receita de aproximadamente U$ 34 milhões.

Grande parte desse resultado tem a ver com as ações desenvolvidas por entidades do Brasil e órgãos do país norte-americano, como é o caso da organização National Mango Board, que realiza nesta quarta (03) e quinta-feira (04) no Quality Hotel, em Petrolina, o 10° Workshop do NMB. O objetivo é melhorar a qualidade e ampliar o consumo de manga nos Estados Unidos.

O workshop começou às 8h30 de hoje, com apresentação e boas vindas da organização aos participantes. O público alvo é composto por produtores de manga, exportadores, fornecedores, gerentes de packing house e profissionais de segurança alimentar de todo o Vale do São Francisco.

À tarde, a partir das 14h, o engenheiro agrônomo Diógenes Batista, e o economista João Ricardo de Lima, ambos da Embrapa Semiárido, abordarão temas como ‘Bioecologia, danos e desafios’ e ‘Desafios da sustentabilidade da mangicultura no Vale do São Francisco’. Ainda hoje, às 17h45, haverá uma homenagem para 18 pessoas que se destacaram no esforço de exportação agrícola da região. A programação continua amanhã com diversas atividades.

O X Workshop Internacional é promovido pela National Mango Board, organização responsável pelo programa de marketing do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que atua em parceria com a Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco) para a realização da iniciativa na região.

Da redação do Blog Alvinho Patriota