Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Viveiro Comunitário é implantado pela Prefeitura de Serra Talhada na zona rural

Como parte do programa de recuperação das nascentes e de áreas degradadas ao longo da bacia do Riacho Cachoeira, a Prefeitura de Serra Talhada e a Associação de Agricultores Familiares do São Bento instalaram o 1ᵒ Viveiro Comunitário do município esta semana. A ação atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 13 e 15) promovidos pela ONU.

Moradores do São Bento participaram da idealização e construção do Viveiro Comunitário, com objetivo de estimular o uso sustentável dos recursos naturais. O local servirá para a produção de mudas arbóreas e frutíferas, além de ajudar no desenvolvimento de ações de conhecimento por meio de procedimentos, práticas e reflexões críticas sobre a preservação da natureza.

O processo de implantação do viveiro contou com envolvimento de membros da comunidade local, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, COMDEMA-ST, Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Recursos Hídricos, Associação Pajeú Vivo, Agentes Populares em Educação Ambiental do Parque Estadual da Mata Pimenteira – PEMP e UFRPE-UAST.

As comunidades envolvidas no projeto de recuperação da bacia do Cachoeira estão assistindo diversas palestras sobre temas importantes, como preservação da vegetação nativa, uso de agrotóxicos e uso racional da água. Também participam de oficinas que apresentam, na prática, como é feita a mistura do substrato, tratamento das sementes e maneira correta do semeio das diferentes espécies da Caatinga.

As ações são realizadas pela equipe de educação ambiental das secretariais de Meio Ambiente e de Agricultura Familiar e Recursos Hídricos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota