Secretaria de Saúde de Salgueiro divulga nota sobre denúncia de falha no monitoramento de pacientes com a Covid-19

Segue nota de esclarecimento da Secretaria de Saúde de Salgueiro a respeito da matéria “Cidadão afirma que Secretaria de Saúde de Salgueiro não faz acompanhamento correto de pessoas infectadas pelo coronavírus”:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Salgueiro recebeu a denúncia publicada no dia 03/08 pelo Blog Alvinho Patriota onde “cidadão afirma que a Secretaria de Saúde de Salgueiro não faz acompanhamento correto de pessoas infectadas pelo coronavírus.”

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Atenção Básica, após realizar investigação, informa que pelo fato do denunciante ter pedido anonimato, não foi possível buscar a veracidade da ausência de monitoramento do suposto paciente positivo e da Unidade de Saúde.

Esclarece ainda que, após saída dos resultados dos testes rápidos e RT-PCR (Swab) realizados pelo município que apontam positivo, a equipe entra imediatamente em contato para informar ao paciente todos os cuidados e protocolos que deverão ser cumpridos.

Já no caso de testes realizados em laboratórios particulares, estes ficam responsáveis em comunicar o resultado e posteriormente enviar para a Secretaria de Saúde para que seja incluso no boletim e na listagem de monitoramento enviada diariamente para às Unidades Básicas de Saúde que realizam o monitoramento periódico. A Diretoria explica que não raras às vezes, o número telefônico é informado erroneamente, dificultando o contato da Unidade com o paciente.

Caso o confirmado não receba o resultado ou o monitoramento necessário, deverá permanecer em isolamento total e entrar em contato através com o telefone da Atenção Básica: 87 9 8120 9558 ou através do WhatsApp da Ouvidoria: 87 9 8822 8574.

Prefeitura de Salgueiro – Secretaria Municipal de Saúde

Um comentário sobre “Secretaria de Saúde de Salgueiro divulga nota sobre denúncia de falha no monitoramento de pacientes com a Covid-19

  1. Ubaldo Bizerra dos Santos

    Caso o confirmado não receba o resultado ou o monitoramento necessário, deverá permanecer em isolamento total e entrar em contato através com o telefone da Atenção Básica.

    Tá mais do que esplicado, ou seja, o cidadão também deve ter sua parcela de responsabilidade e não generalizar sobre determinadas situações, pode haver uma certa desatençao (ou despreocupação) com determinados casos que causem menor preocupação, ou que precise de um de um acompanhamento mais ameno das autoridades, isso não quer dizer que haja irresponsabilidade da Secretaria de Saúde, lá tem muita gente boa e preocupada com a situação da pandemia, que preocupa a todos nós. independentemente de quailquer ideologia.