Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Postura de Dilma Rousseff mudou e atraiu indecisos, diz analista

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) mudou sua postura nos debates do segundo turno e conseguiu passar uma segurança maior para os eleitores indecisos, o que explica sua vantagemnas pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta quinta-feira, 23. A avaliação é da cientista política e professora da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Maria do Socorro Braga. “Nos primeiros debates ela gaguejava muito, mostrava falta de traquejo e insegurança. A partir do momento que passou a responder com mais contundência, ela conseguiu ser mais clara e dialogar melhor com o eleitor”, acredita. 

Para a professora, o crescimento de Dilma vem principalmente desta parcela de indecisos, que, napesquisa Ibope, oscilou de 5% para 3%. “Mas ela pode ter conseguido algum voto de Aécio”, diz. Pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo mostra que a Dilma abriu 8 pontos porcentuais de vantagem sobre o candidato do PSDB, Aécio Neves. O tucano caiu de 51% para 46% dos votos válidos de quarta-feira passada para cá e Dilma Rousseff (PT) subiu de 49% para 54%. 

Considerando os votos totais, Aécio foi de 45% para 41% das intenções e Dilma passou de 43% para 49%. Os brancos ou nulos se mantiveram em 7%. Com o resultado, Dilma assume a liderança fora da margem de erro da pesquisa. 

Já o Datafolha mostrou que a petista tem agora 53% das intenções de voto, contra 47% de Aécio, considerando-se os votos válidos. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 22, Dilma tinha 52%, e Aécio, 48% dos votos válidos. O resultado das pesquisas divulgadas ontem, de acordo com a professora, confirma a tendência de que haveria um afastamento entre os dois candidatos. 

Fonte Agência Estado