Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Personagem (edição II)

personagem

silvinook1Honra-nos destacar nesta edição um personagem possuidor de incontestáveis qualidades morais, éticas e, sobretudo, humanas. Trata-se do Sr. Silvino Firmino de Lima. A vida deste homem é sinônimo de trabalho, de perseverança e de simplicidade.

No ano de 1917, precisamente no dia 1º de julho, quando na Europa ouviam-se os últimos retumbares de canhões nos horrendos campos de batalhas, na Primeira Guerra Mundial, nascia o nosso homenageado no sítio poço redondo, localizado na zona rural do povoado de Varzinha. Filho de Manoel Firmino de Lima e de Joaquina Filadélfia de Souza, foi o mais novo de uma família de 11 irmãos. Casado com Maria Francisca de Lima (falecida), teve com ela 11 filhos: Lurdes (falecida), Paulo, Beta, Elias (falecido), Fernando, Guiminha, Neto, Aparecida, Carlinho, Gracinha e Marcelo.

Começou suas atividades na agricultura e na pecuária, ajudando ao pai na faina diária do campo. Desde muito jovem já demonstrava interesse pelas atividades comerciais. Ainda morando no sítio poço redondo, instalou uma pequena venda de estivas e de cereais, a fim de atender a comunidade local e alguns passageiros da estrada velha.

No ano de 1939, construiu a primeira casa do povoado de Varzinha, às margens da rodovia central de Pernambuco, atual BR – 232. Por ironia no destino, naquele mesmo ano, bombas nazistas derrubavam milhares e milhares de casas no início da Segunda Guerra mundial provocada pelo megalomaníaco Adolf Hitler.

De uma pequena mercearia, colocada nas margens da estrada, passou a ser comprador de caroá, de milho, de algodão e de outros produtos, chegando a instalar seu primeiro posto de gasolina, equipado com toda infraestrutura de apoio aos caminhoneiros e viajantes. Tornou-se, portanto, o maior homem de negócios de toda aquela região.

Silvino Firmino nasceu com o dom que marca os homens empreendedores. Mesmo não sabendo ler, foi um dos maiores, senão o maior distribuidor de combustíveis no Sertão nordestino.

“Seu Silvino”, como é carinhosamente chamado, está presente em todos os momentos importantes do distrito de Varzinha, seja na fundação do povoado, na construção do cemitério,na construção da igreja, na energia com grupo gerador, no prédio da escola e, principalmente ajudando aos seus familiares. Foi ele quem também muito contribuiu para com o setor empresarial de Salgueiro (PE), cidade onde patenteou moradia e que o adotou como filho muito afetuoso.

Hoje, já com quase 93 anos de idade, sóbrio, sereno, goza de boa saúde. A receita para a sua longevidade talvez dar-se ao fato de não cruzar os braços e acreditar que muito ainda a por fazer. Se nos perguntarem o que faz ele todos os dias, não pestanejaríamos em afirmar: Dando amor e carinho aos 9 filhos, 29 netos e 24 bisnetos nos intervalos de fiscalizações nos serviços das fazendas e no beber do leite das vacas enquanto os galos cantam. Este é o “seu Silvino”, o nosso super-homem do Sertão.

Por Ivo Júnior.

10 comentários sobre “Personagem (edição II)

  1. arnaldo luciano de alencar

    O Sr.SILVINO é a mais pura prova que TRABALHAR e usar da HONESTIDADE não faz mal a ninguém,familia GRANDE e trabalhadora,que tem no MESTRE SILVINO o SINÕNIMO DE VIDA,parabéns para ELE e sua FAMILIA.

  2. firlimina

    Fiquei feliz em ver as fotos de Varzinha e de salgueiro ,ah! que saudade!
    e mais feliz ainda em ver que padrinho Silvino está em forte e com vida.
    Desejo ao meu padrinho muita saúde e alegria.Que o Senhor Jesus possa lhe abençoar e lhe protejer. Fico muito agradecida por tudo que por mim. Aqui quem escreve é a sua afilhada Filirmina que morou com vocês a muito anos atrás. Um abraço carinhoso. Jamais esquecerei todos vocês.

    Teófilo otoni, 18 de julho de 2012;.

  3. Yosanara Lima

    Em nome da família Silvino de Lima, queremos parabenizar o Blog de Alvinho Patriota,por ter realizado essa maravilhosa e justa homenagem ao GRANDE HOMEM E EMPREENDEDOR QUE É SEU SILVINO.
    “E SEM SABER QUE ERA IMPOSSÍVEL ELE FOI LÁ E FEZ”.
    (Jean Cocteau)

  4. José João

    Parabenizo o conceituado Blog, pela justa e merecida homenagem, ao homem que fez história no interior de Pernambuco. Com a construção das primeiras estradas do sertão, no final da década de trinta, Silvino Firmino, logo se estabeleceu como um dos pioneiros na revenda de combustível, ajudando a trazer o progresso e desenvolvimento para a região, e graças ao seu espírito empreendedor, o distrito de Varzinha, é um dos maiores, e o que mais cresce no município de Serra Talhada.

  5. sheyla lima

    Venho deixar aqui registrado o meu apreso e gtatidão a estas duas pessoas de grande valor para a nossa Salgueiro, Alvinho e Ivo Jr.. Obrigada de coração pela justa homenagem que hoje fazem a esta personalidade que muito contribuiu e contribui para o engrandecimento da nossa cidade e região. Como Neta do Sr. Silvino, fico muito envaidecida e testemunho aqui todas estas palavras, tao bem escritas. O meu muito obrigada e Parabéns pela iniciativa.

  6. GONZAGA PATRIOTA

    Ao velho amigo Silvino, meu eterno reconhecimento por tudo que com ele aprendi em Salgueiro. Quando conheci Silvino tinha pouco mais de 40 anos e já era e continua sendo um grande professor para seus filhos, parentes e amigos. Silvino só perdeu para mim, na feitura dos filhos.
    Um grande abraço DO SEU ETERNO ALUNO.
    GONZAGA PATRIOTA

  7. Edmar Filgueira.

    Olá Alvinho quando foi que Paulo Silvino morreu, ele foi meu amigo nas farras em Salgueiro.
    Meus pesares a familia Silvino pelo amigo Paulo Silvino.

    1. Socorro Patriota

      Oi Edmar de Dr. Edson, Paulo de Silvino agora é que está vivo. Quem faleceu, foi nosso querido colega Elias, no fatídico dia 22 de setembro de 1976.

      Abraços,

      1. Alvinho Patriota

        Seu Silvino é duro na queda. Quem quiser saber, procure-o e proponha um negócio, como a compra de uma fazenda, de gado, ou qualquer, para conhecer um homem sabido. Não foi à toa que construiu um império e manteve numerosa família – 11 filhos e dezenas de netos, bisnetos, todos voltados para o trabalho honesto.