Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério Público de Pernambuco cobra ampliação dos leitos de UTI para pacientes com a Covid-19 em Salgueiro

A ampliação de leitos para pacientes com a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, foi cobrada nesse fim de semana pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do promotor de Justiça Márcio Fernando Magalhães. Segundo o G1 Petrolina, o representante do órgão fiscalizador enviou ofícios à prefeitura, ao Hospital Regional Inácio de Sá e ao Pronto Socorro São Francisco, requerendo informações e cobrando reforço na estrutura hospitalar para atender aos infectados pelo vírus.

No documento remetido à prefeitura, o promotor recomenda instalação de leitos de UTI com respiradores; pleiteia informações sobre o aparelhamento da área da saúde – em equipamentos e recursos humanos – e requisita dados sobre o uso de verbas repassadas pelos governos federal e estadual. Ao Hospital Regional e o Pronto Socorro, Márcio solicitou documentos comprobatórios da ampliação dos leitos de UTI e de enfermaria. Ele deu prazo de 72 horas para obter respostas da prefeitura e dos hospitais.

O Ministério Público também cobrou a elaboração de um Plano de Contingência Municipal, em conformidade com os planos nacional e estadual. O promotor destaca que o planejamento permite o recebimento dos recursos previstos na Portaria nᵒ 395 do Ministério da Saúde.

Da redação do Blog Alvinho Patriota